URGENTE, PFV!!
1°) Segundo a pintora Anita Malfatti, o homem que serviu de modelo para a pintura reproduzida an-
teriormente era um imigrante italiano pobre, que tinha um semblante desesperado. Na sua opinião, essa descrição feita pela pintora corresponde a imagem retratada em O homem amarelo? Explique.
2°) Os pintores ditos acadêmicos preocupavam-se em retratar fielmente a realidade. A representação do modelo deveria ser o centro da obra. Em O homem amarelo, pode-se dizer que o modelo foi privilegiado? Essa obra possui traços acadêmicos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-homem amarelo, Anita Malfatti utilizava como modelos pessoas comuns, que posavam na Independent School of Art em troca de alguns dólares. É importante que eles percebam que não podemos dizer que o homem teve suas características físicas retratadas fielmente como mostram a valorização da cor e da técnica e o uso de certa deformação. Nesse momento, interessava à Anita retratar o estado psicológico de seus modelos.
2-
Espera-se que os alunos percebam que, na obra, a representação da figura humana torna-se secundária em relação à exploração da técnica, como mostram a explosão de cores e as pinceladas firmes. Comente com a turma que a obra de Anita Malfatti é consideravelmente expressionista. A principal característica dessa obra é a operação cromática, o que a diferencia da arte pictórica brasileira produzida naquela época.
1. Anita Malfatti reproduz a face do homem italiano com semblante triste por almejar retratar e trazer à realidade seu aspecto psicológico e angustiante.
2. Não. Anita Malfatti fez parte do Modernismo brasileiro, movimento de renúncia e crítica aos aspectos acadêmicos e tradicionais da arte.
O movimento tinha como pressuposto romper com tradicionalismo e alimentar a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país.
A cultura europeia deveria ser erradicada do país, prevalecendo a cultura puramente brasileira (antropofagia).
Link: brainly.com.br/tarefa/16163945