Biologia, perguntado por Irineusssg, 11 meses atrás

[URGENTE PF 54 PTS] Qual das alternativas seguintes não é uma características de células procarióticas?

Escolha uma:
a. DNA não associado às proteínas.
b. núcleo ausente.
c. síntese contínua de DNA.
d. Não se reproduzem por mitose.
e. agrupam-se formando tecidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por JoelNicolas
1

Carioteca 

A carioteca constitui-se de duas membranas lipoproteicas que delimitam o núcleo, separando o material nuclear do citoplasma. As membranas são separadas entre si por um espaço denominado espaço perinuclear, que possuem poros por onde ocorrem as trocas de macromoléculas entre núcleo e citoplasma.


Cromatina e Nucleoplasma

O nucleoplasma é um fluido constituído de íons, vários tipos de enzimas e moléculas de ATP, dissolvidas em água, nele estão inseridos os filamentos de cromatina e o nucléolo.

Cada cromossomo é formado por filamentos de cromatina. A cromatina é formada por uma única e longa molécula de DNA associada a várias moléculas de proteínas (histonas). As histonas enovelam o DNA, compactando-o, formando a estrutura denominada nucleossoma. Há 2 tipos de cromatina: a eucromatina, região com DNA ativo, que pode expressar proteínas e enzimas e a heterocromatina, região com DNA inativo, que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular. Nos procariontes o cromossomo é formado por uma única molécula de DNA circular (denominado plasmídeo), já nos eucarionte existem vários cromossomos por célula, e eles não são circulares.

Os cromossomos possuem vários genes dispostos linearmente. O gene é a unidade fundamental da hereditariedade e corresponde a uma sequência específica de nucleotídeo do DNA que pode ser codificada em proteína. O local que cada gene ocupa no cromossomo é denominado locus gênico. Os cromossomos geralmente ocorrem aos pares nas células e cada par com o mesmo loci (plural de locus) gênico são denominados cromossomos homólogos. Essas células que possuem cromossomos aos pares são denominadas células diplóides (2n), pois, no caso da espécie humana, essas células apresentam 23 pares, ou seja, 46 cromossomos. No caso das células que apresentam apenas um cromossomo de cada par de homólogos, como ocorrem com os gametas, às células apresentam 23 cromossomos sendo denominadas células haploides (n)

Os cromossomos são formados por dois filamentos idênticos, denominados cromátides-irmãs, que surgem da duplicação do filamento cromossômico original, que ocorre na intérfase, pouco antes da divisão celular iniciar. Na região central do cromossomo que unem as cromátides-irmãs há uma região bem definida denominada centrômero. Após iniciar a divisão celular, os cromossomos duplicados começam a sofrer condensação. No centrômero, essa é denominada constrição primária. Outras constrições podem ocorrer e são chamadas constrições secundárias. 

  

Nucléolo

O nucléolo é um corpúsculo denso e não delimitado por membrana. Nessa estrutura, concentra-se o ácido ribonucleico ribossômico (RNAr) que se associa a proteínas, formando grãos de ribonucleoproteínas, que comporão os ribossomos. Após de formados, esses grãos migram para o citoplasma, passando através dos poros da carioteca. 

SÍNTESE DE PROTEÍNAS

Os ÁCIDOS NUCLÉICOS, o DNA e o RNA, são macromoléculas (polímeros) especializadas no armazenamento, transmissão e uso da informação. Os ácidos nucléicos são formados por monômeros denominados nucleotídeos. Cada nucleotídeo consiste em (1) um açúcar (pentose) – desoxirribose, no caso do DNA ou ribose, no RNA; (2) um grupo fosfato; (3) uma base nitrogenada – purinas (adenina e guanina) e pirimidinas (timina, e citosina)

Em ambos, o RNA e DNA, o esqueleto da molécula consiste de bases nitrogenadas ligadas a açúcares e esses ao fosfato. Os nucleotídeos estão ligados por ligações covalentes que são chamadas ligações fosfodiésteres, entre o açúcar de um nucleotídeo e o grupo fosfato de outro. 


Irineusssg: Qual seria a resposta? Eu não entendi muito bem...
JoelNicolas: A. dna
Perguntas interessantes