urgente pelo amor de Deeeeeus uma redação de 25 a 30 linhas com introdução, desenvolvimento e conclusão tema: A arte como meio para o desenvolvimento humano e a inclusão social
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao pensar na importância da arte como instrumento de inclusão social pode e deve ser vista como fator de complemento nas diversas formas de desenvolver aprendizagens ligadas a diferentes áreas do conhecimento. arte pode e deve ser vista como instrumento de inclusão social, complementando as diversas formas de desenvolver aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento.
A arte diante de toda sua premissa plural, indiscutivelmente se estabelece como uma perspectiva de promoção de sentidos, por conduzir o processo de desenvolvimento humano a partir da subjetividade de cada sujeito. Sendo, portanto, uma excelente ferramenta no processo de aprendizagem e fomento das interações sociais, o que por sua vez, prevê um processo de inclusão social mais dinâmico e empático a particularidade de cada pessoa.
A ideia de inclusão visa assegurar o acesso das pessoas a todas as oportunidades de convívio social, enquanto sujeitos de possibilidades, integrando e contextualizando as peculiaridades nos grupos de origem. . Por isso, adotam-se políticas públicas de promoção e respeito à dignidade da pessoa humana em situação de risco.
a inclusão não é somente de crianças com deficiências e sim de crianças, jovens e adultos que sofrem quaisquer tipos de exclusões educacionais, seja pela falta de oportunidades para participar das atividades escolares, ou quando são expulsos e suspensos, quando não têm acesso à escolarização e permanecem fora da escola e da participação social. o desafio do professor é encontrar e sistematizar projetos interdisciplinares de trabalho que estimulem o envolvimento pleno dos estudantes, especialmente nas artes. Como por exemplo oficinas pedagógicas, dança, teatro, pintura entre outras.
o trabalho pedagógico com o uso da arte - dança, teatro e música – auxilia na ampliação de relações entre crianças com limitação cognitiva e/ou social com o mundo externo, melhora a qualidade em suas interações sociais, enriquece a autoestima, através do reconhecimento de suas potencialidades, desenvolve a aprendizagem e rompe barreiras cognitivas, afetivas e sociais
Uma vez trazida essa reflexão, podemos entender que a arte se configura como notável ferramenta no processo de inclusão e construção de sentido no contexto da promoção de desenvolvimento saudável, por respeitar essencialmente o modo particularizado de expressão, e a subjetividade empírica na maneira como o sujeito com deficiência intelectual se relaciona com o mundo, como o outro e consigo mesmo.
Explicação: