URGENTE!!!
Os maiores desafios para o Japão no século XXI estão ligados à situação demográfica (baixas taxas de natalidade e envelhecimento da população) e a crises econômicas. Para lutar contra a queda de natalidade, o governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou a criação de um projeto. Quais medidas foram tomadas?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Nenhum chefe de governo japonês ocupou o cargo durante tanto tempo quanto Shinzo Abe. O mandato, que começou promissor para a economia nacional, termina de forma inglória, com doença e fracasso de sua política econômica.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou nesta sexta-feira (28/08) sua renúncia ao cargo, alegando razões de saúde relacionadas ao recrudescimento de uma antiga doença intestinal. Por duas vezes, em poucas semanas, ele tivera que ser hospitalizado para exames médicos, e já em julho a imprensa noticiava que o político de 65 anos cuspira sangue.
Ele é o chefe de governo há mais tempo no cargo na história do país, porém o longo mandato ameaça agora terminar da pior forma possível, com a saúde abalada e um balanço de sua política econômica – a quase proverbial "Abenomics" – que não deverá entrar para os anais como grande sucesso.
Tanto os seguidores quanto os adversários políticos de Abe se apressam em frisar que não querem seu cargo. Mesmo seu secretário de gabinete, Yoshihide Suga, há sete anos a seu lado, disse à agência de notícias Reuters nunca ter pensado em assumir a posição de chefia de governo, que Abe ocupava desde 2012, após já tê-la exercido de 2006 a 2007.