URGENTE
oii preciso disto urgente!!!
comparar Esparta e Atenas
povoamento
periodização
sociedade
religião
educação
PARA ENTENDER MAIS VEJA O ITEM ANEXADO!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esparta e Atenas foram duas cidades-estados da Grécia Antiga que, se comparadas, mostram a diversidade cultural do mundo Grego – muitas vezes mostrado como uma cultura homogênea, o que não é correto. Assim como outras cidades-estados, eram rivais e, apesar das semelhanças próprias de uma civilização comum, opostos (começando por suas origens, pois os atenienses vieram dos povos responsáveis pela civilização creto-micênica, enquanto os espartanos descendem dos guerreiros dóricos).
Explicação:
Ambas preocupavam-se com a educação de seus jovens, porém realizavam isso de forma diferente. Os atenienses priorizavam o equilíbrio entre a mente e o corpo (praticavam esportes, mas o debate filosófico também era importante), enquanto os espartanos, nos seus colégios militares, priorizavam o corpo. Aprendiam a ler e escrever apenas o que fosse necessário, o verdadeiro foco estava na aptidão para batalhas.
educação: Atenas: Os atenienses priorizavam o equilíbrio entre a mente e o corpo (praticavam esportes, mas o debate filosófico também era importante)
Esparta: os espartanos, nos seus colégios militares, priorizavam o corpo. Aprendiam a ler e escrever apenas o que fosse necessário, o verdadeiro foco era para batalhas.
política: Atenas: estabeleceu uma série de reformas que deram origem ao seu governo, de caráter democrático
Esparta: a Aristocracia prevalecia. Seu governo era formado por uma diarquia – dois reis que tratavam de assuntos militares e religiosos – e duas assembleias que discutiam e organizavam as leis da cidade.
esparta: decidiram que a sua sociedade ficaria dividida em três camadas:
Espartanos: eram descendentes dos dórios, apesar de constituírem uma minoria, eram os únicos a ter direitos políticos.
Periecos: Eram na sua maioria descendentes dos aqueus. Dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato.
Hilotas: descendiam dos messênios e de outros povos conquistados. Eram escravos pertencentes ao Estado e cultivavam as terras dos espartanos.
A sociedade ateniense dessa época era formada pelos eupátridas (grandes proprietários de terá), georgói (pequenos proprietários) e dimiurgos (artesões especializados).
Existiam ainda os assalariados e um reduzido número de escravos que trabalhavam nas propriedades dos eupátridas.