Química, perguntado por soumarmy, 8 meses atrás

(urgente!!!) Observe a tabela de solubilidade abaixo
para várias substâncias:
Se adicionarmos as massas de soluto mostradas abaixo, a 100 g de água, à temperatura de 20°C, obteremos que tipo de solução (saturada, insaturada
ou supersaturada), respectivamente?
50 g de NaCli;
33,0 g de açúcar;
5,0 g de KCL.

a) Saturada, supersaturada, insaturada.
b) Saturada, insaturada, saturada.
c) Insaturada, saturada, supersaturada.
d) Supersaturada, insaturada, saturada.
e) Saturada, saturada, insaturada.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por esteemsters
31

Resposta:

E

Explicação:

Pra resolver essa questão, note que todas as substâncias tem seu grau de saturação em água.

Por exemplo, se você tem um copo d'água e enche ele de sal, o sal se dissolverá e você terá água salgada. Nesse caso, a água está insaturada, pois ainda consegue dissolver mais sal se você colocar mais um pouco, até ficar finalmente saturada (no seu limite de dissolução). Agora, imagine que você coloca mais uma xícara de sal. Boa parte desse sal vai se acumular no fundo do copo, porque a água já atingiu seu limite de saturação e agora está saturada, mas com corpo de fundo (acúmulo de sal no fundo do copo), não conseguindo mais dissolver nenhuma molécula do sal adicionado em excesso.

Na tabela, você tem todas as quantidades MÁXIMAS que podem ser adicionadas à água para que ela ainda consiga dissolvê-las. Então vamos analisar:

1) O sal comum pode ser adicionado até 36g para cada 100g de água. Ou seja, se você adiciona 50g de NaCl (sal de cozinha), isso significa que você ultrapassou a quantidade de sal que 100g de água são capazes de dissolver. Assim, essa solução se tornará saturada com corpo de fundo, porque há um excedente (50 - 36 = 14g de sal) que não vai ser dissolvido.

2) Para o açúcar, 100g de água conseguem dissolver 33g. Portanto, se você adiciona exatamente essa quantidade, a água é capaz de dissolver tudo, sem excessos e sem falta, o que classifica essa solução como saturada, sem corpo de fundo.

3) Para 100g de água, você pode adicionar até 7,4g de KCl sem que haja excessos, então se você adicionar menos que isso, que no caso da questão seriam 5g, significa que a solução ainda consegue receber mais massa de KCl sem saturar. Portanto, essa solução é insaturada.

OBS: soluções SUPERSATURADAS são muito instáveis, qualquer perturbação mínima desestabiliza esse sistema. São casos extremamente controlados onde a quantidade de soluto dissolvido é maior do que seria possível. Então quando esse sistema é atrapalhado, logo o soluto que está em excesso precipita e vai ao fundo do copo. Todas as situações apresentadas nessa questão estão em condições ambientes de temperatura e pressão, e nessas condições, não há naturalmente soluções supersaturadas.

Perguntas interessantes