URGENTE!!!!!!
O louro ou loureiro, importante condimento pertencente ao gênero Laurus, é originário do Mediterrâneo oriental. Ramos desta planta eram usados na Grécia antiga para confeccionar as famosas coroas com que eram agraciados os atletas ou outros heróis nacionais que se distinguiam excepcionalmente, costume estendido mais tarde à Roma dos Césares. Derivado do nome do gênero (Laurus) e de seu uso, originou- -se o termo vernáculo laureado. (Adaptado: JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. 10. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1991. p. 290.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a coroa de louros
a)representava, desde a antiguidade, o poder monárquico, conferindo ao atleta um poder semelhante ao do rei.
b)era outorgada aos atletas atenienses que competiam, evidenciando o espírito olímpico expresso no lema: “o importante é competir”.
c)passou, de vegetal, a ser confeccionada com metais nobres, adornando a cabeça dos imperadores de Roma e de reis, sendo símbolo de poder.
d)era a expressão do poder dos basileus atenienses e, na época dos jogos olímpicos, era atribuída aos vencedores das categorias de ambos os sexos.
e)foi também conferida na Grécia antiga aos atletas cristãos, indicando uma tolerância religiosa durante os jogos olímpicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
a) Errada: O atleta não possuía, na antiguidade nem nos dias atuais, um poder semelhante ao dos reis.
b) Errada: A coroa de louros era atribuída ao vencedor, independentemente de sua origem, no caso, a cidade-estado de
Atenas, tampouco o lema era aplicado nas olimpíadas clássicas, pois o importante era vencer. O valor expresso no lema se refere às olimpíadas modernas.
c) Correta: A alternativa aponta as transformações e permanências na história ao considerar que a coroa, símbolo do poder real, foi a princípio símbolo do vencedor da prática desportiva. De material vegetal, passou a ser confeccionada
com metais nobres, aumentando seu poder simbólico e adornando a cabeça dos reis.
d) Errada: Em Atenas, no período clássico, a expressão do poder estava na prática política do cidadão, e nas olimpíadas
do período era vedada a participação feminina.
e) Errada: Não havia participação de atletas cristãos nos jogos olímpicos na antiguidade.