URGENTE
O indivíduo e seus propósitos
"Um grande perigo é você se distrair do propósito daquilo que faz", disse o filósofo, educador e escritor Mario Sergio Cortella, logo na abertura da magna O Indivíduo e Seus Propósitos. Para o acadêmico, é papel do profissional de recursos humanos evitar que as pessoas exerçam funções com as quais não se identificam. Porque, quando o indivíduo não se reconhece nos valores da instituição e não enxerga sentido no trabalho que realiza, dificilmente se engaja em seu ofício. E esse trabalhador alheio e infeliz tende a abandonar o posto na primeira oportunidade.
Vínculos profissionais se formam por afinidade de propósitos. "É preciso se sentir participante de algo que represente um valor maior", prosseguiu. Se isso não acontece, resta a adesão provisória, ao que Cortella chama de "ouro de tolo", em uma referência à canção de Raul Seixas que narra o dilema de um trabalhador que sente que deveria estar contente por ter um emprego, mas não está. Esse ouro falso brilha provisoriamente e proporciona prazer imediato, mas não tem valor perene. É só prestígio passageiro, poder sem credibilidade, consumismo.
O professor Cortella centraliza seu discurso na ideia de que
a) o bom profissional se considera alguém importante e indispensável para a instituição.
b) o indivíduo sem engajamento no trabalho recebe uma espécie de ouro falso, que geralmente não o motiva.
c) os trabalhadores alheios aos valores da empresa geralmente abandonam o posto na primeira oportunidade.
d) o indivíduo que se identifica com os propósitos da empresa e do trabalho se sente mais envolvido com a sua função.
e) o profissional de recursos humanos é responsável pela felicidade do trabalhador na sua função.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Letra d.
O texto enfatiza na necessidade de haver identificação bem como empatia para com a função realizada por si próprio na empresa, instituição ou diante da atuação que está engajado profissionalmente.
Isso porque apenas dessa forma um real engajamento pode ser obtido, por intermédio de atividades que o tornem cada vez mais motivado, haja vista que se verá de forma coerente, fazendo o que de fato tem prazer em fazer e o que admira.
ribeirodaniel858:
gekie teste
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás