URGENTE!!!!
O estado é uma instituição politica necessária? Responda a essa questão considerando os teóricos da ciência política clássica, de Marquiavel a Marx (Escolha dois autores para responder a essa questão)
Soluções para a tarefa
Resposta: Depende dos autores. No caso desses dois citados, sim.
Explicação: Para alguns pensadores da ciência e filosofia política, não há a necessidade da existência do Estado. Geralmente são autores de correntes de pensamento socialistas libertários e anarquistas, como Kropotkin e Bakunin. Há autores que vê a existência do Estado como inevitável, como Hobbes.
No caso dos dois autores citados, Maquiavel e Marx, eles estão entre os autores que vê a existência da instituição Estado como sendo necessárias. Mas não vêem da mesma forma. Maquiavel via no governo estatal uma forma de "mal necessário", parecido mais ou menos com a concepção hobbesiana de Estado. Portanto os governantes deveriam fazer o que fosse necessário para garantir a estabilidade de seus governos. Havendo controvérsias, há quem diga que ma verdade Maquiavel não via o Estado e o governo com bons olhos, e que sua obra "O Príncipe" é na verdade um escrito com intuito de alertar sobre os perigos que advém da monarquia. Na perspectiva de Marx, o Estado seria uma espécie de "ferramenta" que pode e é usada por quem é a classe dominante de uma determinada época. O Estado teria com função defender os interesses dessa classe. Portanto na visão marxiana o Estado é necessário. Porém, para Marx, com o fim da luta de classes a existência do Estado iria gradativamente sumir. Portanto Marx via o Estado como necessário, porém não eterno.
Outros autores também pensaram o Estado, como Rousseau. Na concepção dele o Estado não era algo bom. Porém era inevitável sua existência.