*URGENTE*
O Dragão Verde
Quarta cena
No palácio, Pedro cuida do jardim, quando ouve a voz de Filosel; corre e se esconde atrás da roseira. Chegam ao jardim Filosel e a Ama. Música de fundo.
Ama - Coragem, Princesa. Pensando bem, aquele que vencer o Dragão não pode ser qualquer um. Tem que ser um homem corajoso.
Filosel - Como é que eu vou me casar com um homem que eu nem conheço? Isso é demais para mim.
Ama - Lembre-se que isso é para o bem de nossa cidade. Você
gostaria de ver Verdes Campos arrasada pelo Dragão?
Filosel - Meu coração treme só em pensar que eu tenho que me casar com um brutamontes, um matador de dragões...
Ama - Mas Filosel, talvez o herói não seja um brutamontes, um
malcriado, sem educação...
Filosel - Todos os meus pretendentes são assim, Ama.
Pedro - (baixinho) Eu não sou.
Filosel - São covardes...
Pedro - Eu não sou.
Filosel - São ambiciosos. Só pensam na fortuna do papai.
Pedro - Eu não sou.
Filosel - Só querem casar comigo para serem rei mais tarde.
Pedro - Eu não quero ser rei.
Ama - Acho que está exagerando, Princesa.
Pedro - Não está não.
Ama - Deve haver muitos que são corajosos e que te amam de verdade. Estão todos frequentando a escola de heróis de Mestre Golias para se tomarem heróis de verdade, e quem sabe você poderá vir a amar o vencedor?
Filosel - Duvido. Você acha que um herói de verdade se forma no vestibular do Professor Golias?
Ama - Não. Isso é mesmo. Um herói já nasce feito. Sente medo, mas sabe enfrentar o dragão porque ama de verdade a sua princesa. E vence porque tem fé e coragem.
Filosel - E existe esse herói?
Ama - Tem que existir.
Pedro - Eu!
Em princípio, as representações teatrais são muito realistas, ou seja, muito verossímeis, pois os espectadores presenciam os acontecimentos, que ocorrem diante de seus olhos. No entanto, há convenções que tornam aceitáveis acontecimentos e ações que seriam tomados como inverossimeis. Explique por que os comentários que Pedro faz enquanto está escondido, mas próximo de Filosel e da ama, podem ser considerados exemplos desse tipo de convenção.
Convenção: acordo; técnica ou recurso estabelecido e adotado em determinada atividade artística, que deve ser aceita pelo receptor (no caso do teatro, pela plateia).
Soluções para a tarefa
Pedro está escondido, ou seja, não quer ser encontrado.
Porém, ele ouve a Filosel (princesa) conversando com a Ama, falando que um herói que mate o terrível dragão verde será provavelmente alguém bruto e estúpido. Pedro, que está tentando se tornar esse herói para poder se casar com a princesa fica indignado, e por isso, a cada pergunta de Filosel a Ama, ele responde baixinho a si mesmo, como se estivesse auto-afirmando e respondendo a ela ao mesmo tempo, que ele não vai ser como todos os outros heróis, e vai sim, ser alguém bom e especial para a Filosel.
É uma convenção porque na vida real, o que Pedro na verdade não está falando, mas sim pensando nas respostas. Porém, como por não ter como transmitir os pensamentos do Pedro para a platéia, logo ele precisa sussurrar, um artifício que a platéia entenda que na verdade ele não está falando baixo, mas sim apenas imaginando.
Resposta:
Embora Pedro faça esses comentários em voz tão alta que podem ser ouvidos por toda a plateia, as outras personagens – Filosel e a ama – não os escutam. Isso seria impossível na realidade, mas, no teatro, por convenção, é como se cada pessoa da plateia estivesse muito perto de Pedro, podendo ouvir seus sussurros, ou como se a plateia ouvisse os pensamentos da personagem.
Explicação: