URGENTE. Não há como negar que vivemos em uma sociedade conectada aos mais diversos recursos tecnológicos de informação e comunicação. Ocorre que todo esse progresso também tem seus impactos, um deles é o acúmulo de lixo eletrônico gerado por essa sociedade da informação. Entre os principais componentes desse grupo estão os celulares e suas baterias, que contêm elementos químicos, metais nocivos entre eles: chumbo (Pb), cádmio (Cd) e mercúrio (Hg), Lítio (Li). A falta de tratamento ou a disposição final precária desses resíduos pode causar problemas ao meio ambiente e à própria saúde humana, envolvendo aspectos sanitários, ambientais e sociais, tais como a disseminação de doenças, a contaminação do solo e das águas subterrâneas e superficiais. No entanto, a concretização de programas e ações sustentáveis para combater essa problemática exige um esforço coordenado de todos os atores, incluindo consumidores, indústrias, distribuidores e governo.
Fig. 1 O que fazer com o lixo eletrônico
Após a leitura e análise dos dados, identifique qual das iniciativas apresentadas a seguir poderia ser adotada a nível local para combater o problema.
(A) Doação dos diferentes dispositivos à cooperativa de catadores para reciclar no local.
(B) Destruição dos diferentes dispositivos pelo próprio município via coleta e queima.
(C) O aproveitamento de peças do dispositivo por parte do consumidor.
(D) A disponibilização de urnas de coleta em estabelecimentos que vendem os dispositivos, para posteriormente envio à empresa que produziu.
(E) A troca de equipamentos a cada dois anos
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
(D) A disponibilização de urnas de coleta em estabelecimentos que vendem os dispositivos, para posteriormente envio à empresa que produziu.
Explicação:
Depois de colocar o lixo eletrônico na urna de coleta, eles são levados para GM&C são desmontados e depois são enviados para reciclagem na indústria
Perguntas interessantes