URGENTE !!!
Na história dos esportes, a prática era feita também por mulheres ? Quando isso começou a mudar ?
Soluções para a tarefa
Explicação:
até o final do século XIX, o número de mulheres em determinadas competições ainda era muito pequeno
Cada modalidade esportiva, competição e país têm suas próprias guerreiras – por exemplo, quando o assunto é as Olímpiadas, a francesa Alice Melliat tem um papel de destaque. Nos jogos de 1900, ela e mais 10 mulheres foram até Paris para participar da primeira edição dos Jogos Olímpicos da era Moderna. Foi Alice quem reivindicou a entrada das mulheres em diversas modalidades esportivas. Mas você sabia que o COI (Comitê Olímpico Internacional) reconheceu as mulheres como atletas olímpicas apenas em 1936?!
Já aqui no Brasil, ainda nas Olímpiadas, Maria Lenk teve papel fundamental. Com apenas 17 anos, em 1932, ela foi a primeira brasileira a participar de uma Olímpiada. Apesar de não ter ganhado medalhas, ela foi um grande incentivo para outras mulheres começarem a participar dos jogos.
As Olímpiadas modernas recomeçaram em 1896 e seu idealizador era absolutamente contrário à participação de mulheres. Segundo ele, os Jogos Olímpicos deveriam ser uma “solene exaltação do atletismo masculino”. Nenhuma mulher participou oficialmente das primeiras edições, mas houve participações não oficiais de duas atletas: Melpômene e Stamata Revithi.