URGENTE !!!!!!!!!!!!!!
ME AJUDEM
Quem foi o Barão de Haussman e quais alterações ele fez na urbanização de Paris a partir de 1853?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Georges-Eugène Haussmann, largamente conhecido apenas como Barão Haussmann- o "artista demolidor", foi prefeito do antigo departamento do Sena, entre 1853 e 1870. Durante aquele período foi responsável pela reforma urbana de Paris, determinada por Napoleão III, e tornou-se muito conhecido na história do urbanismo e das cidades.
Na Paris do século XIX, posteriormente à revolução burguesa, ocorreu o que a história nomeou “haussmannização”, o projeto de modernização e embelezamento estratégico da cidade. Barão de Haussmann, pretendia, além de tornar a cidade mais bela e imponente, cessar com as barricadas, insurreições e combates populares muito recorrentes na época. Além disso expulsaria seus antigos moradores centrais da classe trabalhadora para a periferia, a partir da demolição das ruas e construções antigas para uma nova organização geométrica de casas e comércios idênticos.
As barricadas, após a remodelação de Paris, iriam cessar devido à geometria das ruas, antes sinuosas e estreitas que possibilitavam a luta frente a frente entre civis e militares, e depois largas e retas, possibilitando então o uso de canhões, que massacrariam as revoltas populares, então objetivo do Império.
Resposta:
- Quem foi o Barão de Haussman
Georges-Eugène Haussmann GCNSC (Paris, 27 de Março de 1809 — Paris, 11 de Janeiro de 1891), largamente conhecido apenas como Barão Haussmann- o "artista demolidor", foi prefeito do antigo departamento do Sena (que incluía os atuais departamentos de Paris, Hauts-de-Seine, Seine-Saint-Denis e Val-de-Marne), entre 1853 e 1870.
- Quais alterações ele fez na urbanização de Paris a partir de 1853.
Nenhuma outra grande cidade, antes ou desde então, sofreu uma transformação tão radical quanto Paris em tempos de paz. Foram necessários inúmeros trabalhadores – qualificados e não qualificados – assim como arquitetos, engenheiros e paisagistas.
Ela devolveu a saúde à cidade após anos de cólera e tifo. Deu a parisienses de todas as classes parques onde brincar e relaxar.
Teoricamente, suas largas avenidas permitiam que tropas do governo se movimentassem livremente para manter a ordem em um tempo de barricadas, protestos e outros distúrbios. E, em uma época em que a cidade dobrou seu tamanho e a população triplicou, ela deu a Paris um senso de unidade com um ar de prosperidade burguesa.
- Obrigado!
- 5 Estrelas!
- Melhor resposta!