Urgente Me Ajudem Por favor !
O Texto que você vai ler foi publicado no folhateen,um suplemento do Jornal Folha de S.Paulo destinado ao publico jovem .
Nesta crônica,as autoras revelam a preocupação com o meio ambiente e , simultaneamente,com a qualidade de vida.
* Procure lembrar se você já pensou a respeito desses assuntos.Com relação aos hábitos alimentares,reflita se você se preocupa com o que consome .
Nossos netos não vão comer pastel!
PODE SER ignorância nossa, mas não sabíamos que o novo vilão do planeta é o óleo de cozinha! Sim, aquele usado pra fritar pastel, bife à milanesa e batata frita! Sabíamos que jogar óleo usado na pia podia causar um grande entupimento. E que uma das opções era jogá-lo na privada. Mas, como não somos cozinheiras de mão cheia e sabemos que frituras fazem a maior sujeira, nunca pensamos muito sobre o assunto óleo.
Até que agora começaram a pipocar notas sobre o "descarte do óleo". Ou seja: como jogar aquele óleo usado fora!? Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global! E não pense que isso não tem a ver com você porque a única coisa que você cozinha é ovo na manteiga. Porque agora, comer uma coxinha é quase um crime contra o planeta, se você pensar bem.
Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia. Elas deixam lá até pensarem numa maneira melhor de jogar fora o tal óleo assassino de fitoplânctons. Devem ir acumulando latas e latas de óleo, em silêncio, por anos. E, depois, sem saber o que fazer, colocam tudo aquilo numa kombi, desaparecem pelo mundo e passam a viver na clandestinidade, cheias de culpa.
Os ecologistas recomendam que você entregue o óleo para ONGs que fazem reciclagem ou faça sabão caseiro. Sim, um sabão caseiro com o óleo velho! Que nem naquele filme "Clube da Luta", em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração. Eca! Só de pensar nisso já desistimos de comer qualquer coisa frita para sempre! Ou de usar sabonete.
Uma coisa nos deixou triste: o fato de que talvez nossos netos (se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife à milanesa ou de um pastel de queijo. Pense nas feiras sem barraca do pastel. Certamente, ir à feira vai ficar mais triste.
Porque, se a gente tiver que levar latas de óleos velhos para a reciclagem ou usar sabão com odor de fritura, vamos adotar só alimentos cozidos. No vapor.
A vida fica cada dia mais triste no planeta Terra. E, por enquanto, vamos nos entupir de pastel para esquecer disso.
Momento de histeria
Estamos fritas!
1.Releia o titulo da crônica,"Que informação ele antecipa ao leitor!?
2.Por que ,segundo a crônica,"nossos netos vão comer pastel"?
3. Que aspecto da vida cotidiana foi usado pelas autoras para comentar as mudanças inevitáveis de nossos hábitos ?
4. Por que as autoras não haviam pensando ainda sobre o assunto ?
5.Releia.
{"Até que agora começaram a pipocar notas sobre o " descarte de óleó ".
A) Qual é o sentido do verbo pipocar nessa frase ?
B)Substitua esse verbo por uma expressão sinônima
6.Releia. .
{ " Segundo os cientistas,o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes,morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global!.}
A) É possível que algum cientista tenho feito essa afirmação?
B) Qual pode ter sido o objetivo das autoras ao dar essa afirmação?
C)Cite outros trechos em que se percebe o mesmo objetivo.
7.Como as autoras se sentem em relação á necessidade de adotar esse novo procedimento?Copie um trecho que confirme sua reposta.
8.A crônica termina com um jogo de palavras que reforça o que as autoras sentem sobre a questão.
A)copie essas palavras.
B)qual é o sentido dessas palavras no texto ?
9.A cronica trata de um tema muito atual e de interesse de todos.Ela foi publicada no suplemento para jovens de um jornal.Que marcas indicam que esse é o público leitor do texto
10.Em alguns momentos do texto,as autoras parecem falar diretamente ao leitor.
A) Copie um trecho em que ocorre esse diálogo.
B)Que efeito o uso desse recurso provoca no leitor?
11. Embora haja no texto explicações de cientistas para os fatos apresentados,ele não pode ser chamado de artigo de divulgação científica . O que há nele que o diferencia dos artigos de divulgação científica ?
12.O texto é marcado por elementos que expressam a subjetividade das autoras.
A) Dê exemplos que comprovem essa afirmação .
B) O que a subjetividade expressa no texto revela ao leitor ?
Soluções para a tarefa
2- Com tantas informações abusivas, o estrago será na geração futura, no caso, os netos que estarão acreditando em toda informação passada de gerações anteriores banhados ao óleo.
3- O pastel, bife á milanesa e batata frita, que não os veriam mais nos hábitos dos netos.
4- Pois o assunto é irrelevante. Como a história da origem da linguiça. As pessoas pensam na origem, mas na vontade de extrapolar algo gostoso, não pensam nem duas vezes em experimentar a tripa do porco (linguiça), e o óleo velho nadando restos.
5- A) Sair várias, ficar cheio de notas
B) Explodir, estourar...
6- A) Não, pois são termos que não especificam na fonte da crônica quem o diz. Portanto, falta informação de referência bibliográfica.
B) Alertar das atrocidades que o leitor ingere em seu organismo, um modo de espanta-ló.
C) "Os ecologistas recomendam que você entregue o óleo para ONGs que fazem reciclagem ou faça sabão caseiro."
" Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia."
7- Um modo de causar repudio e atenção naquilo que dirige os seus textos.
" Sim, sabão caseiro com óleo velho! Que nem naquele filme ' Clube da luta', em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração."
8- A)' Momento de histeria ", "estamos fritas!"
B) Primeira indica a momento nostálgico, convulsivo, a forma de expressar dores sem o pastel bom, mas prejudicial. Segundo, indica sentimento de que vai dar problema, saudades sem o pastel no óleo.
9- O uso de expressão "Sinistro", " morte dos fitoplânctons", " filme ' Clube da Luta''... Essas são mostradas para jovens no modo de pronunciar, na biologia e principalmente no que mais gostam de fazer, assistir filme, todos respectivamente.
10-
A) " Uma coisa nos deixou triste: o fato de que talvez nossos netos ( se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife á milanesa ou de um pastel de queijo"
B) Provoca uma ligação direta de diálogo, entre o autor e o leitor. Como se a emoção fosse de ambas, como citado no trecho e na crônica.
11- Divulgação científica, possuem apenas últimos parágrafos como opinião e referências cientificas... Já na crônica é feita toda ela de opinião e nada comprovado cientificamente, mesmo usando o termo " segundo cientistas'
12-A) " A vida fica cada dia mais triste...", " Uma coisa nos deixou triste:..." , " Momento de histeria" , " Estamos fritas!"
B) Revela emoção, sentimento, envolvimento com o leitor e sua opinião a respeito, usando a interligação textual com a realidade cognitiva.
1. O título da crônica "Nossos netos não vão comer pastel" nos antecipa a ideia de algo que para nós é corriqueiro e até trivial pode não ser uma realidade possível para as próximas gerações.
2. De acordo com a crônica, nossos netos não vão comer pastel porque o óleo usado para fritá-los é extremamente prejudicial ao meio ambiente e as formas de descarte dele ainda não parecem atrativas para os usuários.
3. Os hábitos de descarte do óleo.
4. As autoras ainda não tinham pensado no assunto porque não se consideravam boas cozinheiras, logo, não usavam muito os óleos e não se atentavam para o seu descarte.
5. a) "Pipocar" neste trecho é utilizado com o sentido de algo surgindo com frequência, do nada e de forma abrupta, como o milho que ao ser estourado vira pipoca.
b) "Até que agora começaram a aparecer notas sobre o 'descarte de óleo'".
6. a) Possível é, mas a crônica não especifica as fontes dessa informação. Logo, não podemos caracterizá-la como verdadeira.
b) O objetivo das autoras era mostrar a intensidade do prejuízo que o descarte inadequado do óleo pode causar.
c) "Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia."
7. Por mais que aparentem desejar diminuir o uso do óleo, parecem se sentir enojadas com o que é feito do óleo após sua coleta. "Sim, um sabão caseiro com o óleo velho! Que nem naquele filme Clube da luta, em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração. Eca!"
Mas também triste por seus netos possivelmente não terem a oportunidade de comer pastel frito. "Uma coisa nos deixou tristes: o fato de que talvez nossos netos (se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife à milanesa ou de um pastel de queijo. "
8. a) "Estamos fritas!"
b) Significa que as autoras estão em apuros, mas faz um jogo de palavras com o pastel, que também é frito em óleo.
9. A linguagem coloquial, de fácil entendimento e a relação conhecidos pelos jovens, como no uso de "Sinistro" ou "Eca!".
10. a) "Pode ser ignorância nossa, mas não sabíamos que o novo vilão do planeta é o óleo de cozinha! Sim, aquele usado pra fritar pastel, bife à milanesa e batata frita!"
b) O autor se sente mais conectado ao texto, visto que o mesmo fala com ele ao compartilhar suas emoções.
11. Na crônica não são mencionadas as fontes, nem os dados do estudo.
12. a) A expressão das suas emoções ao dizerem que sentem nojo ao pensar em sabonete feito com gordura de lipoaspiração ou ao se sentirem tristes por seus netos não provarem o pastel. Além disso, elas ressaltam no começo que não são boas cozinheiras.
b) Produz um maior envolvimento com o leitor.
Leia mais sobre crônicas em:
https://brainly.com.br/tarefa/18300143
https://brainly.com.br/tarefa/18881997