Português, perguntado por laiza8133, 10 meses atrás

Urgente me ajudem por favor é pra hj Acompanhe atentamente a leitura desse fragmento 207 do livro Desassossego de Fernando Pessoa e, em seguida, reflita sobre o texto "Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado um com o outro. Cada um me contou a narrativa de porque se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e o outro outra, ou que um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro, mas cada um via uma coisa diferente, e cada um, portanto, tinha razão. Fiquei confuso desta dupla existência da verdade”

Sua resposta

a) Se, segundo o narrador, ambos os amigos diziam a verdade e, consequentemente, tanto um como o outro tinha razão, por que os dois continuavam divergindo?
b) Em sua opinião, o narrador é uma pessoa adequada para mediar o conflito que ele nos conta? Por quê? Como ele poderia agir em relação a isso? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por edinelsonberti
186

A) Por quê entre eles avia uma diferença em quê o narrador não soubesse

B)Não, por quê ele não chamou os dois amigos, ele poderia ter reunido os amigos para conversarem.

"já quê os 2 eram amigos antes da briga"

Respondido por polianafferreira
81

A. Porque ainda que ambos tivessem razão e dissessem a verdade, certamente eles  possuíam pontos de vista diferentes, resultando então em uma divergência.

B. Sim, o narrador poderia ajudá-los com o ponto de divergência. Como uma terceira pessoa, alguém de fora e imparcial, ele pode ajudá-los a entender melhor o que se passa. Às vezes, uma situação parece impossível de ser resolvida, mas só precisa ser vista de fora.

Ele poderia mostrar a eles que não havia ninguém errado, e que é normal ter pensamentos conflitantes.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes