URGENTE, ME AJUDEM POR FAVOR.
1) Qual era o objetivo de Descartes com seu método?
2) O que significa dúvida metódica?
3)Cite e explique as 4 regras do método cartesiano.
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1-O objetivo de Descartes era poder encontrar o fundamento do conhecimento humano da realidade existente para a partir dele fundamentar seu método do conhecimento verdadeiro.
Para verificar a validade do fundamento, ele colocava em dúvida qualquer fundamentação sensível ou intelectual da realidade que lhe afigurasse. Se esse fundamento pudesse ser questionado era, de início, descartado para se passar para um outro aspecto que fundamentasse a realidade.
No processo da dúvida metódica ele acha a única coisa que não pode ser questionada, a certeza do "cogito", isto é, saber que sou um ser pensante, uma substância que pensa e disso não poder duvidar, pois mesmo que queira, o próprio fato de duvidar já testemunha que penso e portanto sou. Assim ele formula a frase "Cogito ergo sum".
Da certeza do cogito ele formula toda a certeza da realidade e da possibilidade de conhecê-la a partir do método científico que será, então, a forma correta de formular todo conhecimento.2-A dúvida metódica é aquela que René Descartes (um filosofo francês) afirma ser uma dúvida sem falhas, com respostas extremamente exatas sem nenhuma possibilidade de dúvida, em outras palavras, a dúvida metódica foi o meio pelo qual Descartes se valeu para chegar a um conhecimento firme e seguro.
3-1.A Evidência
consistia em não aceitar nunca como verdadeiro qualquer coisa sem a conhecer evidentemente como tal: isto é, evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção; não incluir nos meus juízos de valor nada que se não apresentasse tão clara e distintamente à minha inteligência de modo a excluir toda a possibilidade de dúvida.
2. A Análise
A segunda era dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias para melhor o poder resolver.3. A Síntese
conduzir por ordem os meus pensamentos, começando pelos objectos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir a pouco e pouco, gradualmente, até ao conhecimentos dos mais compostos; e admitindo uma ordem mesmo entre aqueles que não se prendem naturalmente uns com os outros.
4. A Revisão
Por último, fazer sempre enumerações tão completas e revisões tão gerais que tivesse a certeza de nada ter omitido.
Para verificar a validade do fundamento, ele colocava em dúvida qualquer fundamentação sensível ou intelectual da realidade que lhe afigurasse. Se esse fundamento pudesse ser questionado era, de início, descartado para se passar para um outro aspecto que fundamentasse a realidade.
No processo da dúvida metódica ele acha a única coisa que não pode ser questionada, a certeza do "cogito", isto é, saber que sou um ser pensante, uma substância que pensa e disso não poder duvidar, pois mesmo que queira, o próprio fato de duvidar já testemunha que penso e portanto sou. Assim ele formula a frase "Cogito ergo sum".
Da certeza do cogito ele formula toda a certeza da realidade e da possibilidade de conhecê-la a partir do método científico que será, então, a forma correta de formular todo conhecimento.2-A dúvida metódica é aquela que René Descartes (um filosofo francês) afirma ser uma dúvida sem falhas, com respostas extremamente exatas sem nenhuma possibilidade de dúvida, em outras palavras, a dúvida metódica foi o meio pelo qual Descartes se valeu para chegar a um conhecimento firme e seguro.
3-1.A Evidência
consistia em não aceitar nunca como verdadeiro qualquer coisa sem a conhecer evidentemente como tal: isto é, evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção; não incluir nos meus juízos de valor nada que se não apresentasse tão clara e distintamente à minha inteligência de modo a excluir toda a possibilidade de dúvida.
2. A Análise
A segunda era dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias para melhor o poder resolver.3. A Síntese
conduzir por ordem os meus pensamentos, começando pelos objectos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir a pouco e pouco, gradualmente, até ao conhecimentos dos mais compostos; e admitindo uma ordem mesmo entre aqueles que não se prendem naturalmente uns com os outros.
4. A Revisão
Por último, fazer sempre enumerações tão completas e revisões tão gerais que tivesse a certeza de nada ter omitido.
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