URGENTE!! MARCO COMO MELHOR RESPOSTA QUEM RESPONDER PRIMEIRO!!
Em 12 de abril de 1981, a Agência Espacial Norte-americana (NASA) lançou o ônibus espacial Columbia ao espaço. Este foi o segundo modelo construído pela agência.
Previa-se que o Columbia pudesse viajar ao espaço até 25 vezes por ano, totalizando 5 anos de vida útil. Infelizmente, ele explodiu durante o retorno a Terra em 1º de janeiro de 2003, em sua 28ª missão. Os sete tripulantes morreram neste trágico acidente.
Em seu lançamento, o foguete é empurrado para cima pela fumaça expelida. Quando o combustível entra em combustão, uma grande quantidade de fumaça (gases e partículas) é expulsa. Ao sair de dentro da câmara de combustão, essa fumaça se movimenta verticalmente para baixo, como se fosse um corpo único sendo empurrado para baixo, empurrando o foguete para cima.
a) Nos segundos iniciais de sua viagem até o espaço, podemos considerar que o movimento da nave seja retilíneo e acelerado, ou seja, a nave é acelerada verticalmente para cima. Sabendo que, nesses instantes, a aceleração da nave é igual a 6 m/s2 e sua massa é cerca de 2.000 ton, calcule, com base no Princípio Fundamental da Dinâmica (2ª Lei de Newton), a intensidade da resultante das forças que agem na nave nesses primeiros momentos.
b) Calcule a intensidade do peso da nave e da força de propulsão, desprezando a força de resistência do ar. Lembre-se de que g = 10 m/s2 (intensidade aproximada do campo gravitacional na superfície da Terra).
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
estou tentando fazer os calculos e coloco nos comentarios
Explicação passo-a-passo:
ketlemcalazans13:
desculpa mas nao consegui calcular
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás