URGENTE
Leia o texto a seguir e responda às questões.
Por várias ocasiões, o Estado surgiu como um fator de peso na vida econômica do século XVI. Por isso entende-se por vezes, embora as duas noções não sejam idênticas, o Estado como nação: uma entidade global, superior às províncias. É o caso do reino inglês, em que o País de Gales está totalmente integrado desde 1536. É o caso também da Espanha, onde a administração teria apagado as antigas clivagens entre Aragão e Castela. É o da França, conjunto cujos elementos teriam sido reunidos pouco a pouco: Bretanha em 1532, Trois-Evêchés em 1552. Por Estado entende-se também uma organização central, englobando e gerindo uma nação. Até há pouco, o rei só tinha autoridade absoluta sobre o seu próprio domínio e os grandes suseranos detinham, sobre os seus feudos, uma fração do poder, permanecendo a sua fidelidade ao rei de ordem pessoal. No século XVI, a autoridade do rei exercia-se por toda parte através dos funcionários que nomeava: a justiça era exercida pelos seus bailios e os seus parlamentares. Os sinais mais patentes do Estado, na sua modernidade do século XVI, eram o imposto, o exército permanente, a criação de um corpo de funcionários ou oficiais, designados pelo rei e diretamente dependentes deste, o nascimento de um governo central mais fundamentado e mais adaptado às suas tarefas.
MORINEAU, Michel. O século XVI: 1492-1610. Lisboa: Dom Quixote, 1980. p. 314.
EM TEMPO
1.Identifique as características do Estado moderno observando suas principais funções.
2.Diferencie a figura do rei medieval da figura do rei da Idade Moderna.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Entre as características do Estado Moderno estão: Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade. Território: espaço geográfico que delimita a ação do Estado. ... Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII
2-Enquanto na Idade Média o rei era praticamente mais um nobre, com poucos poderes e reduzido alcance sobre os demais, amparado sob laços de fidelidade; o rei da Idade Moderna se sustentava em um amplo corpo administrativo, militar e legislativo que o legitimava
Explicação:
Espero ter ajudado
Resposta:
1°) As principais características do Estado da modernidade são: Soberania do Estado (que não permite que a sua autoridade dependa de outras); Território (espaço geográfico que delimita a ação do Estado); Distinção entre Estado e Sociedade Civil {que evidencia-se com a ascensão da burguesia, no Século XVII [17 (dezessete), em números romanos]}.
2°) De acordo com o texto, o rei medieval tinha somente a autoridade absoluta sobre o seu próprio domínio e os suserania , detinham, sobre os seus feudos, uma fração do poder; o rei moderno exercia seu poder por todas as partes através de funcionários que ele elegia.
OBS:
Espero ter ajudado! Obrigado!