URGENTE
Há, no mundo, um número enorme de seres vivos que vivem nos mais variados ambientes. Ninguém sabe exatamente quantas espécies diferentes de organismos habitam o nosso planeta, mas, mesmo se excluirmos as formas microscópicas e as plantas, a estimativa excede a um milhão. Alguns pesquisadores estimam que devam existir dois milhões de animais. Muitas espécies agora extintas viveram durante épocas geológicas passadas e algumas espécies animais são abundantes em termos de indivíduos, ao passo que outras são raras ou não muito comuns. Os protozoários constituem os representantes mais primitivos do Reino Metazoa. Existem protozoários que possuem membrana extremamente delgada, apresentando consequentemente uma contínua variação de forma. A existência de membrana relativamente espessa limita as variações de forma, encontrando-se então as mais variadas configurações.
Em relação ao habitat, os protozoários podem ser divididos em dois grupos: os de vida livre e os que vivem associados com outras espécies. Diante desse contexto, foram feitas as seguintes afirmações.
I) Os protozoários de vida livre são seres vivos tipicamente aquáticos e amplamente distribuídos no mar e na água doce, onde se locomovem isolados ou em colônias. Existem numerosas formas que se fixam no substrato por meio de um pedúnculo; outros habitam a terra úmida e substâncias orgânicas em decomposição. Sob a forma de cistos (formas de resistências) vivem no ar, na poeira, nas geleiras etc.
II) Os protozoários comensais vivem associados a outras espécies, sem prejudicá-las, ingerindo restos de alimentos. Um exemplo que vive no organismo humano é a Entamoeba coli.
III) Numerosas espécies de protozoários vivem como parasitas humanos. É o caso do Trypanosoma cruzi (moléstia de Chagas), Plasmodium vivax (malária) e Entamoeba histolytica (disenteria amebiana ou amebíase).
IV) O mutualismo é o tipo de associação da qual resulta vantagens recíprocas para as duas espécies associadas. É o caso do Trichonympha que vive no intestino dos cupins, onde digere a celulose.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I e IV, apenas.
I, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás