URGENTE (GEOGRAFIA 1 ANO ENSINO MEDIO) 15 pontos
A água
"O essencial da água doce que consumimos ou que utilizamos na agricultura e na indústria não provém da
superfície, mas de profundos lençóis subterrâneos. Formações geológicas particulares (areia, cascalho, rocha) retêm a água da chuva ou aquela que provém do degelo das geleiras desde tempos remotos. Assim, 97% da água doce líquida do planeta estão estocados nesses lençóis.
Diante da grande quantidade de poluição que atinge os cursos de água e os lagos, estamos recorrendo com mais frequência às reservas de águas subterrâneas. Ora, essas estão sendo cada vez mais poluídas por produtos químicos utilizados na indústria e, principalmente agora, na agricultura. Vários pesticidas agrícolas matam diretamente os animais selvagens ou se acumulam na cadeia alimentar, expondo os consumidores do fim da cadeia, entre os quais os seres humanos, a substâncias tóxicas. [...]
Durante o século XX o consumo de água foi multiplicado por sete e a população por três. A agricultura a utiliza em quantidades cada vez maiores. Atualmente, [a atividade agrícola] consome 70% da água doce contra 20% destinados à indústria e 10% ao uso doméstico. Os níveis dos lençóis freáticos caem rapidamente. No norte da China, eles caem numa proporção de mais de 1,50 metro por ano. Na Índia, a taxa de extração da água é duas vezes maior que a recarga dos lençóis.
Resultado: não apenas os lençóis são cada vez mais poluídos como alguns, como na Califórnia, começam a se esgotar.
O Mar de Aral1, na Ásia Central, era o quarto maior lago do planeta. Ora, ele está secando totalmente, e já perdeu quatro quintos de sua superfície. Os dois rios que o alimentavam, o Amu Daria e o Syr Daria, foram desviados para irrigar campos de algodão. O resultado foi um desastre ecológico: a desertificação de sua antiga superfície e uma intensa salinização dos lençóis freáticos da região. Além disso, a exploração agrícola provocou contaminação através dos pesticidas. Assistimos a uma multiplicação de hepatites, doenças respiratórias e anemias.
Não devemos nos enganar: estamos caminhando em direção a um esgotamento da água potável. Alguns chegam a estimar que, em 2025, dois terços da população serão afetados por uma penúria de água."
REEVES, Hubert; LENOIR, Frédéric. Mal da Terra. São Paulo: Paz e Terra, 2006. p. 142-144.
1. Por que a água doce líquida não pode ser considerada de fácil acesso?
2. Quais argumentos utilizados no texto revelam o agravamento dos problemas relacionados ao abastecimento de água no mundo?
3. Sabendo-se que a projeção da população mundial para 2025 é de aproximadamente 8,1 bilhões de habitantes, quantas pessoas serão afetadas pela escassez de água?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 = O essencial da água doce que consumimos ou que utilizamos na agricultura e na indústria não provém da superfície, mas de profundos lençóis subterrâneos. Formações geológicas particulares (areia, cascalho, rocha) retêm a água da chuva ou aquela que provém do degelo das geleiras desde tempos remotos.
SENDO ASSIM A SUA BUSCA E ARMAZENAMENTO SE TORNA MAIS COMPLICADA.
2= Durante o século XX o consumo de água foi multiplicado por sete e a população por três, não apenas os lençóis são cada vez mais poluídos como alguns, como na Califórnia, começam a se esgotar, O Mar de Aral1, na Ásia Central, era o quarto maior lago do planeta. Ora, ele está secando totalmente, e já perdeu quatro quintos de sua superfície.
3= Em 2025, dois terços da população serão afetados por uma penúria de água."
1. Por que a água doce líquida não pode ser considerada de fácil acesso?
A água doce é um recuso finito (pode acabar), que está espalhado pela superfície terrestre. Porém seu ciclo natural se responsabiliza por sua “manutenção”, assim sendo um recurso renovável. Entretanto suas reservas são muito limitadas.
Vale lembrar que apesar de 75% da superfície do planeta estar coberta por água, a água potável representa menos de 3% desse total. Além de apenas um terço desta porcentagem de água doce estar acessível.
2. Quais argumentos utilizados no texto revelam o agravamento dos problemas relacionados ao abastecimento de água no mundo?
Segundo o texto, a poluição atinge os cursos de água e os lagos, assim, os seres humanos recorrem mais às reservas subterrâneas. Que por sua vez estão sendo cada vez mais poluídas por produtos químicos utilizados na indústria e principalmente na agricultura.
Atualmente, a atividade agrícola consome 70% da água doce contra 20% destinados à indústria e 10% ao uso doméstico, assim, os níveis dos lençóis freáticos caem rapidamente. Vale lembrar que os lençóis não são apenas poluídos, alguns podem se esgotar.
3. Sabendo-se que a projeção da população mundial para 2025 é de aproximadamente 8,1 bilhões de habitantes, quantas pessoas serão afetadas pela escassez de água?
Segundo o texto, a sociedade está caminhando em direção a um esgotamento da água potável, assim, estimam que em 2025 dois terços da população serão afetados por uma penúria de água (escassez).