●URGENTE GENTE!!!
•
1)Quais as razões do crescimento do movimento abolicionista na segunda metade do século XIX,e a consequente criação de leis abolicionistas
•
2)sobre o Primero Reinado marque V nas verdadeiras e F nas falsas.
a ( )a independência do Brasil resultou de um acordo político entre elites e o príncipe Dom Pedro I,que foi aclamado imperador do Brasil em outubro de 1822
b ( )a independência do Brasil envolveu conflitos sangrentos,pois algumas províncias resisitiram á separação de Portugal. Assim a unidade territorial do império foi definida apenas no fim de 1823,quando a resistência das províncias foi vencida.
c ( )A primeira Constituição Do Brasil de 1824 conciliava os interesses da elite com o autoritarismo do imperador.
d ( )As revoltas que marcaram o Brasil imperial demonstram que a unidade nacional foi construída também pelo uso da força.
e ( )Na época da independência,não havia no Brasil um forte sentimento de nacionalidade.Em cada província,as pessoas se sentiam mais como habitantes provincianos do que como brasileiros do que nunca.
☆
espero que alguém consiga me ajudar,quem conseguir me ajudar eu vou seguir e vou dar um❤
Soluções para a tarefa
1) O movimento abolicionista já existia porém ele era baseado em ações individuais de grupos sociais que tinham um interesse distinto daqueles grupos ligados a produção agrícola. Só que em 1879, um grupo de parlamentares lançou oficialmente a campanha pela abolição da escravatura. Foi uma resposta à crescente onda de agitações e manifestações sociais pelo fim da escravidão. Essa ação deu mais força a campanha abolicionista o que fez ele se intensificar Nas cidades eram frequentes a realização de manifestações e comícios em favor do fim da escravidão. A tática da recusa também foi muito empregada. Na imprensa, por exemplo, os tipógrafos passaram a não imprimir folhetos com textos que defendessem a escravidão. Os jangadeiros, que realizavam o transporte de escravos da decadente zona açucareira do nordeste para as regiões sul, entraram inúmeras vezes em greve. Em 1887, o Exército nacional lança um documento declarando que não mais desempenharia a função de perseguir os escravos fugitivos. Todas essas ações levam progressivamente o trabalho escravo a se desagregar. Esse movimento ganhou respaldo e adesão de uma grande parcela da população que fez pressões no governo monárquico que procurou reagir a todas as pressões pela abolição da escravatura. Aprovando leis que inicialmente só benefiavam os cafeicultores até por fim sancionar de fato a abolição da escravatura.
_____________________________
O fim da escravidão gerou grande insatisfação entre os produtores de café. Esta insatisfação simbolizou um grande golpe para o Império, uma vez que esta aristocracia cafeeira sustentava a política imperial de D. Pedro II na década de 1870 no Brasil.
2) A) (F).
B) (F) está parcialmente certa. Mas a independência só foi reconhecida em 1825 por Portugal.
C) (F) A constituição de 1824 só fortalecia o poder imperial e foi o exemplo mais claro de autoritarismo.
D) (V) pois foram tomadas medidas repressivas como confisco de bens expulsam daqueles que não aceitaram a emancipação política do Brasil.
E) (F) Havia sim um forte sentimento de nacionalidade e insatisfação contra o domínio português porém em algumas províncias a maior parte das tropas brasileiras era de origem portuguesa portanto a maior parte da população queria e ansiava pela independência exceto nessas províncias.