Química, perguntado por marcelamartinsalmeid, 3 meses atrás

urgente!


FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ALIMENTOS, PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL E PRODUTOS DE LIMPEZA QUE VOCÊ TEM EM SUA CASA, E DIGA QUAIS SÃO ÁCIDOS, QUAIS SÃO BÁSICOS E SE TEM ALGUM NEUTRO. COLOQUE O VALOR DO pH DE 3 DELES.

Soluções para a tarefa

Respondido por leilafernanda94
0

Resposta:

Exemplos práticos de soluções, a 25ºC:

Neutras: a lágrima e o leite, de pH próximo de 7, são líquidos praticamente neutros. (Ex. de produtos de limpeza: Detergente neutro)

Ácidas: Os refrigerantes à base de cola têm pH=3, sendo mais ácidas que o café pH=5. (Ex. de produtos de limpeza: Detergente ativado, ou matérias-primas como o ácido muriático)

Básicas: a água do mar pH=8, os sabonetes de banho estão normalmente entre pH 9 e 10. (Ex. de produtos de limpeza: Desengraxantes alcalinos, ou matérias-primas como a soda cáustica)

Uma observação interessante, é que não se deve misturar produtos entre si sem orientação técnica é que produtos antagônicos se neutralizam, por exemplo:

Suponha que alguém que acredite que o ácido muriático e a soda caustica (ambos de venda proibida ao consumo normal) sejam fortes produtos de limpeza e os queira misturar, o resultado dessa mistura (se feita nas proporções corretas) será uma solução neutra de sal de cozinha.

É importante saber que não é somente o valor do pH que determina a aplicação ou sua efetividade de ação, isto depende fundamentalmente da composição do produto, porém de um modo geral podemos dizer que os produtos ácidos limpam principalmente sujidades minerais (ex.: calcáreos, cimento, carbonatos insolúveis) e os alcalinos (sinônimo de básicos) à remoção de sujidades orgânicas (ex.: proteínas, óleos, gorduras, graxas).

O pH é o símbolo dado à grandeza química e física chamado potencial hidrogeniônico o qual tem a função de indicar a quantidade ácida, a alcalinidade (conhecida também como base) e a neutralidade das substancias em um meio aquoso. Indo de 0 a 14, sendo considerado ácido de 0 a 6 e básico de 8 a 14, onde 7 é considerado neutro.

Existem uma grande importância dos pHs nos alimentos, pois para haver uma boa digestão alimentícia e um bom aproveitamento dos nutrientes e vitaminas o pH deve ser ácido, além da preservação do alimento, já que dependendo do nível de acidez pode-se propiciar uma maior o menor atividade bacteriana, de fungos ou bolores nos alimentos.

Exemplos de alimentos e seus valores aproximados em potencial hidrogeniônico (pH):

- Hortaliças, legumes e cereais: feijão (pH 5), beterraba (pH 4,3), brócolis (pH 6,5), cenoura (pH 5), couve-flor (pH 5,5), pepino (pH 3,8), alface (pH 6), cebola vermelha (pH 5,5), salsa (pH 6), batata (pH 5,5), tomate (pH 4,2) e espinafre (pH 5,7).

- Frutas: maçã (pH 3), banana (pH 4,6), figo (pH 4,6), limão (pH 1,8), melão (pH 6,5), laranja (pH 3,9), ameixa (pH 3,3), melancia (pH 5,3) e uva (pH 4).

- Provenientes de animais: carne (pH 5,5), frango (pH 6,3), peixe (pH 6,6), manteiga (pH 6,2), leite (pH 6,3) e queijo (pH 4,9).

7 alimentos ácidos que podem ser evitados no nosso dia a dia por diminuir o nosso pH e nos deixar aptos a doenças. São eles:

1. Alimentos embutidos (bacon, linguiça, salame, etc.)

2. Cerveja

3. Refrigerante

4. Farinha branca

5. Pão branco

6. Vinagre

7. Açúcar branco

Explicação:

Perguntas interessantes