URGENTE!!!!!!!
Faça um texto sobre os festivais de black music nos anos 80
Soluções para a tarefa
Olá, como vai?
Um dos momentos mais prolíficos na história dos festivais certamente foi o período compreendido entre os anos da década de 80, quando as bandas que nasceram nas décadas passadas já haviam se tornado clássicas e cultivado um público que passava suas preferências musicais para seus filhos e netos. Essa "nova" juventude cresceu aprendendo a admirar as bandas que seus pais ouviam e estavam ávidos por shows e festivais que reunissem tanto essas bandas clássicas quanto as novas bandas que surgiram nessa década, influenciadas (ou não) por suas antecessoras. Essa combinação entre o antigo e o novo era a mistura perfeita para os grandes e maravilhosos festivais que surgiram aos montes e ajudaram a escrever uma página importantíssima da história.
US FESTIVAL
Foi o primeiro grande festival americano desde o CALIFORNIA JAN 2, em 78. Idealizado e realizado por Steve Wosniak (co-fundador da Apple Computer Inc. ao lado do falecido Steve Jobs) para ser o "Woodstock Do Oeste", o US FESTIVAL foi um grandioso festival com 2 edições realizado no início dos anos 80, em 82 e 83.
Wosniak pagou do próprio bolso a terra-planagem do terreno, assim como a construção de uma nova estrutura a céu aberto para a realização do festival. A estrutura incluía um moderníssimo palco de última geração, que depois seria realocado e usado em várias funções no parque temático Disneylândia, na Califórnia. O local escolhido ficava no Glen Helen Regional Park (local onde mais tarde seria construído o Blockbuster Pavillion, hoje San Manuel Amphitheater, o maior anfiteatro à céu aberto dos Estados Unidos), um imenso parque e complexo esportivo de 1340 acres (que oferece todo tipo de atividades recreacionais) próximo a Devore, em San Bernardino, na Califórnia.
Foi um verdadeiro acontecimento musical que misturou vários eventos culturais paralelos, workshops e palestras sobre novas tecnologias, além de exposições de modernos (à época) computadores e novos dispositivos musicais eletrônicos, tudo em tendas climatizadas com modernos painéis. Toda essa "feira tecnológica", que contou ainda com uma grande variedade de jogos de computador (cortesia da Apple), fliperamas (arcade games, que eram a grande "febre" da época), e os novos e modernos jogos de videogame do Atari, foi batizada de "Exposição Tecnológica US Festival".
Havia também grandes esguichos d'água, conhecidos como "Outdoor Rain" (chuva externa), que simulavam chuvas para refrescar o público num calor implacável que chegava a 42 graus.
Apesar do sucesso de público os dois festivais foram fracassos comerciais e estima-se que Wosniak tenha perdido cerca de 20 milhões de dólares nessa empreitada. Porém, como ele mesmo dizia na época, dinheiro não era problema. O festival foi também patrocinado pelas Forças Armadas, umas vez que ocorreu em feriados nacionais e patrióticos.
A primeira edição ocorreu no fim de semana do feriado do Dia do Trabalho norte-americano (o "Labor Day"), nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 1982, e registrou um prejuízo financeiro de 12 milhões de dólares. Cerca de 425 mil pessoas formaram o público total presente no primeiro festival, sendo mais de 200 mil apenas no sábado.
O festival recebeu a legenda "Three Days Of Peace And Music... And Technology" ("Três Dias De Paz E Música...E Tecnologia") e teve um caráter mais "anos 70" que sua segunda edição, que priorizou mais as bandas "oitentistas". Mesmo assim teve momentos grandiosos com os seguintes shows :
GANG OF FOUR, RAMONES, THE ENGLISH BEAT, OINGO BOINGO, B-52's, TALKING HEADS, e o THE POLICE fechando (sexta dia 3).
THE JOE SHARINO BAND (banda que tocou no casamento de Wosniak), DAVE EDMUNDS, EDDIE MONEY, SANTANA, THE CARS, THE KINKS, PAT BENATAR e TOM PETTY & THE HEARTBREAKERS encabeçando (sábado dia 4).
Já no domingo o festival foi encerrado com o rock clássico das bandas GRATEFUL DEAD (com seu show conhecido como "Breakfast With The Dead", "Café Da Manhã Com Os Mortos" em português), JERRY JEFF WALKER, JIMMY BUFFETT, JACKSON BROWNE e FLEETWOOD MAC, fechando em grande estilo (domingo dia 4).
No ano seguinte o festival aconteceu no fim de semana do feriado patriótico do "Memorial Day" (que homenageia soldados que perderam suas vidas em batalha), nos dias 28, 29 e 30 de maio de 1983, mais o sábado seguinte, dia 3 de junho, que ficou conhecido como o "Dia do Country" ("Country Day"). O canal Showtime gravou o festival e apresentou uma versão editada de 90 minutos de cada um dos dias, sendo muito famoso o vídeo do "Dia Do Heavy Metal" ("Heavy Metal Day").