URGENTE_Explique a frase do filósofo alemão Immanuel Kant - 1724-1804:“ Para se julgar objetos belos, torna-se necessário o gosto, mas para as belas-artes é necessário o gênio".
Soluções para a tarefa
Resposta:
O filósofo descreveu o gênio artístico de tal maneira que influenciou os românticos, dando origem ao mito do gênio: alguém de uma pequena elite, dotado de uma extraordinária e inexplicável capacidade criativa. As ideias kantianas de que mesmo o gênio precisava fazer esforço e ser treinado e que a imaginação criativa precisava da disciplina do entendimento foram deixadas de lado. Para os românticos, a criatividade não envolvia esforço, prática ou disciplina, uma vez que sublinhavam somente seus aspectos irracionais.
Explicação:
Visto dessa forma, o gênio era essencialmente original e expressava sua natureza superior por meio de obras pelas quais as pessoas comuns entrariam em contato com ele e comungariam com sua personalidade.
A imaginação, por sua vez, passou a ser vista como faculdade captadora da verdade, acima da razão e, às vezes, superior a ela e ao entendimento, sendo um dom especial do artista.
Era, ao mesmo tempo, criadora e reveladora da natureza, dentro de uma visão romantizada do idealismo transcendental kantiano que circunscrevia a forma da experiência à capacidade configuradora da mente.
É a imaginação que nos permite compreender os sentimentos dos outros e comunicar-lhes os nossos. Por seu poder de recombinar impressões sensíveis e dados da experiência, é fonte de invenção e originalidade. O conceito romântico de imaginação criadora não era, como vemos, um conceito psicológico e jamais foi claramente definido.
Quanto ao simbolismo, outra marca do período romântico, adquire especial relevância a ideia de que a obra de arte é um símbolo, é a encarnação material de um significado espiritual.
Enfim, o romantismo concebe a arte como expressão das emoções pessoais de um artista cuja personalidade genial torna-se o centro de interesse.