História, perguntado por amandabarrosx, 6 meses atrás

URGENTE, ESTOU DANDO 25 PONTOS

1) No texto acima, retirado da obra de Xenofonte, o autor grego discorre sobre a democracia em Atenas. Qual a posição dele em relação a esse modelo político? Cite passagens que comprovem seu argumento.



2) Em determinado trecho, Xenofonte explora as características da democracia ateniense. Comente essas passagens do texto.



3) O autor explora, de forma indireta, as características econômicas dos atenienses. Como as questões que envolvem o comércio aparecem no excerto acima?



4) Há no texto uma comparação entre a “ralé” e os escravos. Analise essa comparação, explorando também o perfil dos escravos atenienses


amandabarrosx: Pode argumentar-se: não era necessário que eles permitissem a todos o uso da palavra em igualdade de condição, nem que todos fossem aceitos no Conselho, mas que somente concedessem tais direitos aos mais competentes e aos mais dotados; no entanto, também neste aspecto foi tomada a melhor decisão, a de deixar os da ralé falarem. Se fossem os da elite a falar e a legislar, seria excelente para os do nível deles, mas mau para os membros do povo.
amandabarrosx: Atualmente, porém, qualquer um da ralé que queira pode levantar-se e usar da palavra para defender os seus interesses e os do seu grupo. Pode questionar-se: O que poderia um homem deste nível dizer que seja útil para si e para o povo? Mas é sabido que a ignorância, a perversidade e a boa vontade dos homens do povo valem mais do que o mérito, a sabedoria e a má vontade dos que compõem a elite.
amandabarrosx: A cidade pode não ser a ideal por praticar estas regras, mas a democracia está mais protegida desta maneira. Pois o povo não deseja um governo que o escravize, por melhor que ele seja. O que o povo deseja é ser livre e comandar, pouco importa se o governo for ruim, pois as razões que te fazem considerar este um mau governo são as mesmas que conferem força e liberdade ao povo.
amandabarrosx: Mas se é um bom governo que procuras, verás, em primeiro lugar, os mais hábeis estabelecendo as leis no seu próprio interesse; daí resulta que os membros da elite castigarão os da ralé e decidirão sobre os assuntos da cidade, sem permitirem que os desequilibrados decidam, falem ou sequer tomem parte na assembleia. Em virtude destas medidas, que são excelentes, o povo sucumbiria rapidamente à escravidão.
amandabarrosx: Quanto aos escravos e aos metecos, tamanha é a impunidade em Atenas que lá não é permitido castigá-los fisicamente e o escravo não te dá passagem. Vou explicar por que existe este costume local: se fosse legítimo o homem livre bater no escravo, no meteco ou no liberto, corria-se o risco permanente de surrar um Ateniense, acreditando tratar-se de um escravo; é que lá o povo não se veste melhor do que os escravos e metecos e sua aparência também em nada é melhor.
amandabarrosx: Se há quem se surpreenda com o fato de que lá é concedido aos escravos viver uma vida confortável e até, em alguns casos, em grande estilo, devo dizer que também esta prática segue claramente um propósito. Pois onde quer que haja um poderio naval é necessário, por razões financeiras, depender dos escravos pode assim receber-se parte dos rendimentos auferidos e lucrar com a sua alforria. Onde os escravos são ricos, não há condições que meu escravo tenha medo de ti.
amandabarrosx: ‘Em Esparta, o meu escravo teria medo de tii. Mas se o teu escravo tivesse medo de mim, provavelmente ofereceria todo o seu dinheiro para se preservar de qualquer risco. Eis a razão por que demos liberdade de expressão aos escravos perante os homens livres, e da mesma forma aos metecos com relação aos cidadãos. A cidade precisa dos metecos por suas diversas competências e para a manutenção da frota. Por este motivo agimos com razão ao darmos liberdade de expressão aos metecos.
amandabarrosx: Em Atenas, o povo considera fora de moda os que praticam exercícios físicos e música, não por entender estas atividades como de mau gosto, mas porque ele mesmo não tem condições de praticá-las.
amandabarrosx: Quanto aos encargos públicos da coregia, dos concursos atléticos e do apetrechamento das trirremes, é sabido que são os ricos que asseguram os coros, organizam as competições desportivas e equipam as trirremes, mas é o povo quem toma parte no coro ou nas competições atléticas e quem tripula as embarcações.
amandabarrosx: O povo entende que deve ser pago por cantar, correr, dançar e tripular os navios, de forma a enriquecer cada vez mais e os ricos ficarem cada vez mais pobres. Nos tribunais preocupam-se mais em acumular vantagens para si do que com a justiça propriamente dita.

Xenofonte, A Constituição dos Atenienses

Soluções para a tarefa

Respondido por lsbaptista03
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Resposta:

Cade o texto ??????

Explicação:

n tem texto


amandabarrosx: Nos comentários da pergunta
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