URGENTE E VALE NOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
Do simples ao complexo, entre erros e acertos, do caos a ordem e da ordem a outros caos, a vida evolui. Muitas são as teorias postuladas pela ciência na tentativa da compreensão dos processos que levaram a evolução da vida na Terra. Ilustres cientistas como Lamarck, Darwin, Thomas Malthus, Alfred Russel Wallace, Lyell, entre outros, foram os grandes contribuidores na postulação dessas teorias. Abaixo, temos afirmativas que discutem o fenômeno da evolução da vida. Assinale a única opção que descreve um pensamento correto, a partir das teorias evolucionistas.
Escolha uma:
a. Para Lamarck, o uso repetido do órgão causaria um desenvolvimento e seu desuso, naturalmente, uma atrofia, o que explicava o desaparecimento dos órgãos que não mais tinham utilidade para a nova espécie.
b. A crença comum de que adolescentes que praticam basquete ou vôlei fiquem mais altos que a média não é uma ilusão. Os jovens jogadores de um destes esportes são altos, pois a prática do esporte os tornou maiores e, na verdade, isso é um fator determinado geneticamente.
c. A teoria evolutiva contemporânea estabelece que a Variabilidade Genética seja causada pela Recombinação Gênica, que é a variação natural ocorrida com o cruzamento das informações genéticas dos genitores do indivíduo, 75% do pai e 25% da mãe, e que nunca ocorrem da mesma forma em descendentes diferentes, nem em menor grau também devido às mutações.
d. Segundo Darwin, a ação prolongada em esticar o pescoço para colher as folhas mais altas fez com que certos animais se tornassem girafas. Assim, com o tempo, os animais de pescoço comprido foram influenciados pelo ambiente e os animais de pescoço menor acabaram por ser extintos, ou mudaram-se para outro local com condições que lhes fossem mais favoráveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Lamarck, o uso repetido do órgão causaria um desenvolvimento e seu desuso, naturalmente, uma atrofia, o que explicava o desaparecimento dos órgãos que não mais tinham utilidade para a nova espécie.
R= sim por que os órgãos tem como desenvolvimento o desuso como uma atrofiação o que causa o desaparecimento da especies que não tinha utilidade
Explicação: espero que tenha ajudado com essa resposta
O Lamarckismo, teoria do biólogo Jean-Baptiste Lamarck, foi uma das primeiras a se concentrar na evolução das espécies e trouxe luz às teorias mais desenvolvidas: LETRA A.
Para Lamarck, o meio ambiente causava mudanças diretas no organismo do ser vivo, fazendo-o se adaptar ao espaço em que vive. Porém, sua explicação para tal adaptação se dava pela lei do uso e do desuso, que consiste em afirmar que os órgãos mais utilizados por um ser vivo é o mais desenvolvido, enquanto os órgãos menos usados tentem a atrofiar e não mais aparecem nas descendências.
A lei da herança dos caracteres adquiridos vai de encontro com a lei do uso e do desuso, uma vez que, para Lamarck, o ser vivo vai se adaptando ao meio em que habita e, à medida que desenvolve seus órgãos, tal desenvolvimento será transmitido à sua prole, como o caso do pescoço da girafa.
Como a girafa teve que se adaptar ao meio, seu pescoço se desenvolveu por conta da necessidade de se comer frutos no alto da árvore. Assim, as gerações de girafas nasceram com os pescoços mais alongados, sendo uma característica hereditária.
Link: brainly.com.br/tarefa/114176