URGENTE É PRA SEGUNDA!!!!!!
Pesquise sobre o tema "Produção e consumo de plástico no Brasil" e destaque 4 argumentos, conforme o quadro
Argumento histórico
Argumento por evidência
Argumento de autoridade
Argumento por exemplificação
Soluções para a tarefa
Argumento histórico:
Copo e sacola foram encontrados no intestino de uma tartaruga-verde, A necropsia apontou a ingestão do plástico como causa da morte. Isso é comum no Brasil. A pesquisa de doutorado do biólogo, feita na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), avaliou 255 tartarugas-verdes encontradas mortas e encalhadas ao longo da costa brasileira de 2009 a 2013, e descobriu que em média 70% delas tinham ingerido plástico. Em alguns pontos do país, esse número chega a 100%.
argumento por evidência:
Apesar de muitas pessoas ignorarem a importância de reduzir o uso de sacolas plásticas e continuarem a utilizá-las em grande quantidade e, várias vezes, até de forma irresponsável, muitos são os danos que a poluição provocada pelo plástico, causam ao ecossistema. Algumas dessas consequências podem ser vistas a olho nu, enquanto outras atuam de maneira mais discreta. Ao serem descartados no meio ambiente, os sacos plásticos podem ir parar nos mares, prejudicando a vida dos animais marinhos; em bueiros, causando inundações como é o caso em SP que elas ocorrem com frequência; ou até ficar por muitos anos poluindo lençóis freáticos.
Alguns desses problemas estão refletidos no próprio cotidiano urbano. De acordo com o gerente da coleta seletiva da Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), André Pena, os sacos plásticos, atualmente, são uma das principais causas de entupimento do sistema de captação de águas pluviais. “Essas sacolas plásticas entopem galerias, bueiros e canais, que acabam causando enchentes e alagamentos, principalmente nos períodos de chuva”
argumento de autoridade:
Nosso método atual de produzir, usar e descartar o plástico está fundamentalmente falido. É um sistema sem responsabilidade, e atualmente opera de uma maneira que praticamente garante que volumes cada vez maiores de plástico vazem para a natureza", afirma Marco Lambertini, Diretor-Geral do WWF-Internacional.
argumento de exemplificação:
Segundo o estudo, em 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, com os plásticos representando 13,5% desse volume, ou 11,3 milhões de toneladas. O número faz do país o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo.
Da parcela de lixo plástico, apenas 145 mil toneladas são recicladas, ou 1,28% do total, comparado a média global de 9% e índices de 34,6% e 21,9% nos Estados Unidos e China, respectivamente.
me dá a melhor resposta please...
Copo e sacola foram encontrados no intestino de uma tartaruga-verde, A necropsia apontou a ingestão do plástico como causa da morte. Isso é comum no Brasil. A pesquisa de doutorado do biólogo, feita na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), avaliou 255 tartarugas-verdes encontradas mortas e encalhadas ao longo da costa brasileira de 2009 a 2013, e descobriu que em média 70% delas tinham ingerido plástico. Em alguns pontos do país, esse número chega a 100%.
Apesar de muitas pessoas ignorarem a importância de reduzir o uso de sacolas plásticas e continuarem a utilizá-las em grande quantidade e, várias vezes, até de forma irresponsável, muitos são os danos que a poluição provocada pelo plástico, causam ao ecossistema. Algumas dessas consequências podem ser vistas a olho nu, enquanto outras atuam de maneira mais discreta.
Em relação a produção e o consumo do plástico no Brasil é possível destacar os seguintes argumentos:
Argumento histórico:
- O início da produção do plástico no Brasil ocorreu em 1949, através do surgimento da primeira fábrica;
- O nome da primeira fábrica de plástico no Brasil foi Bakon, localizada em São Paulo.
Argumento por evidência:
- 87% da produção de plástico no Brasil ocorre visando as embalagens de um modo geral, 13% são produtos descartáveis;
- São gerados 10 milhões de toneladas de resíduo plástico.
Argumentos de autoridade:
- Iwanicki, gerente da campanha Oceana Brasil, destaca que os plásticos que aparecem no oceano trazem riscos a saúde humana, podendo ter efeitos drásticos quando ingeridos. Recentemente, ocorreu casos que forma encontrados plásticos na placenta e também nos pulmões humanos.
Argumento por exemplificação
- De acordo com a revista National Geographic, a ingestão de plásticos já foram ingeridas por mais 1,5 milhões de espécies, sendo que muitos animais, nos mares, não conseguem identificar o plástico e acabam ingerindo.
- Em uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo foco eram as tartarugas marinhas, o cientista, ao analisar os ossos dos animais, detectou plástico.
Refletindo sobre os malefícios do plástico
De acordo com alguns especialistas, a reciclagem dos plásticos não é algo que seja benéfico, pois os plásticos, em sua grande maioria, são parte do lixo do planeta. Seus malefícios são enormes, sendo que entre eles encontram-se:
- poluição do ar e inalação, quando queimados;
- problemas no solo;
- morte dos animais, principalmente os aquáticos;
- poluição dos rios;
- entupimento dos esgotos;
- contaminação das áreas produtivas;
- algumas das substâncias utilizadas na produção do plástico são cancerígenas.
É preciso repensar o uso do plástico, pois nosso planeta precisa respirar.
Saiba mais sobe o plástico em: https://brainly.com.br/tarefa/46871326