URGENTE É PARA HOJE
(UEM - adaptada) Marx defende as liberdades políticas individuais, todavia opõe-se ao liberalismo e à concepção do Estado burguês. A restrição que Marx faz ao Estado de Direito burguês é que esse Estado acaba representando os interesses das classes sociais dominantes, o que torna impossível defender os fins universais da sociedade no seu todo.
Analise as afirmativas a seguir, referentes ao assunto.
01) Marx possui uma visão otimista de ser humano e pessimista em relação ao Estado.
02) O progresso tecnológico e o desenvolvimento econômico, ao permitirem uma melhor distribuição da renda, são considerados por Marx condições essenciais para acabar com o Estado burguês e com a sociedade de classes.
04) Para Marx, a liberdade deve ser particular, isto é, válida para poucos indivíduos, razão pela qual só pode realizar-se com a continuidade da sociedade de classes.
08) Marx entende o Estado como uma instituição que reforça a divisão de classes, ao invés de neutralizar a luta entre estas.
Assinale a opção que traz a soma correta das afirmativas verdadeiras.
Escolha uma:
a. 08
b. 06
c. 07
d. 09
e. 05
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1 é verdadeira, já que Marx considera que os seres humanos seriam, supostamente, naturalmente cooperativos e que o Estado é, por sua própria essência, um malefício (pois perpetuaria as bases do capitalismo).
2 é falsa, mesmo que defenda que antes do comunismo vem o capitalismo, o desenvolvimento econômico, por si só, é incapaz de garantir o fim da sociedade classes. Isto é o resultado de um esforço revolucionário.
4 é falsa, Marx defende que a liberdade deve estender-se a todos e o fim da sociedade classes.
8 é verdadeira, fazendo isto ao reforçar o capitalismo, modelo econômico que movimenta o Estado burguês.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes
ENEM,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás