Geografia, perguntado por mcalocamoreira, 6 meses atrás

URGENTE

Deserto indica uma região de clima árido, onde a evaporação potencial excede a precipitação média anual, resultando em carência de água e fraco desenvolvimento da biosfera. A precipitação, além de escassa, apresenta alta variabilidade interanual, característica tanto mais acentuada quanto mais baixo forem seus volumes anuais médios. Os solos caracterizam-se por serem rasos com acentuada deficiência hídrica e tendência à concentração de sais. A drenagem é intermitente. A cobertura vegetal é esparsa, apresentando predominância de espécies xerófilas e fauna adaptada às condições de escassez de água sendo, nesse sentido, um clímax ecológico.
CONTI, José Bueno. “O conceito de desertificação”. Climatologia e estudos da paisagem em Rio Claro, Rio Claro, SP, v. 3, n.2, p.42, jul./dez. 2008.
Cerca de 1/3 das terras emersas do globo, isto é, 50 milhões de quilômetros quadrados, ou aproximadamente seis vezes a dimensão do Brasil, apresentam condições de aridez.
CONTI, José Bueno. “O conceito de desertificação”. Climatologia e estudos da paisagem em Rio Claro, Rio Claro, SP, v. 3, n.2, p.42, jul./dez. 2008.

a) Explique a formação dos desertos quentes do planeta.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliellenluizcunha
0

Os desertos quentes são formados podem ser formados pelo processo de desertificação do solo por meio da ação humana ou devido também às mudanças climáticas e do tempo no planeta.

Atualmente, muitas áreas sofrem o processo de desertificação devido às consequências do plantio em locais inadequados ou exploração excessiva do solo, como a retirada da cobertura vegetal ou plantio intenso sem intervalos para o solo se recuperar.

Dessa forma, o solo perde nutrientes e a sua capacidade de retenção de água, aliado às mudanças nos regimes de chuva e estações.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes