URGENTE Comparando as duas teorias (heliocêntricas e geocêntricas), assinale a alternativa correta. *
a)Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Heliocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas.
C)O modelo do Geocentrismo, também chamado de sistema ptolomaico, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Heliocentrismo, elaborada por Ptolomeu.
D)O heliocentrismo consiste em um modelo teórico de Sistema Solar onde a Terra e os demais planetas se movem ao redor do sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.
E)A teoria Heliocêntrica foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter ajudado
Explicação:
Planetas rochosos, também conhecidos como telúricos, terrestres ou sólidos, são astros do Sistema Solar que não possuem luz própria e orbitam ao redor do Sol, o astro principal desse sistema. São chamados de “rochosos” porque são formados principalmente por rochas e metais, tais como: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas rochosos formaram-se há cerca de 4,6 bilhões de anos. Ainda não existe uma teoria inteiramente satisfatória que explique essa formação, bem como a de todo o Sistema Solar. Atualmente, a teoria mais aceita é a teoria da nebulosa solar, também conhecida como teoria da nebulosa solar primitiva. Essa teoria foi proposta primeiramente em 1644, por René Descartes, e reformulada em 1796, por Pierre-Simon de Laplace.
A nebulosa solar seria uma nuvem interestelar que, ao rotacionar em alta velocidade, teria sofrido contração e entrado em colapso. A gravidade fez com que a concentração de matéria da nuvem, após o colapso, originasse o Sol.
As partículas remanescentes do colapso da nuvem que estavam mais externas à parte central deram origem aos planetas gasosos. Já as partículas que ficaram mais próximas à parte central formaram os planetas rochosos. Isso ocorreu porque os materiais de menor densidade tendem a se afastar do Sol, enquanto os materiais mais pesados concentram-se mais próximos à estrela. Os planetas são considerados, portanto, “subprodutos” da formação do Sol.