URGENTE
como a política influência no meio natural?
Soluções para a tarefa
0 ESPAÇO GEOGRÁFICO: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO IDENTIFICAÇÃO COM O MESMO E SUA INFLUENCIA NA SOCIEDADE
O estudo do espaço geográfico, seja na forma como decorrera sua concepção, concomitantemente a forma com que o mesmo exerceu influência na cultura a se instalar em determinada região, consecutivamente o desfecho da supremacia do domínio técnico humano na mutação e recriação desse mesmo com finalidade de atender às demandas do agente transformador, o homem, é algo estudado desde que a geografia passou a ser dedicada de uma maneira mais especial por aqueles que se interessaram pela temática, antes mesmo da mesma ser consolidada como ciência.
A forma conceptiva de espaço geográfico era alterada de acordo com o pensador e qual corrente de pensamento científico o mesmo sofria influência durante o discorrer de suas obras. Dessa forma, a geografia espacial, ao mesmo tempo em que esse sofria constantemente mudanças, a própria ciência era induzida com os ideais que se encontravam em voga. Assim, a partir da segunda metade do século XIX, a geografia clássica, influenciada pelo ímpeto do Positivismo, se utilizando de métodos científicos como o corográfico, o indutivo e comparativo, que a geografia aspirante à ciência passa a esboçar seus primeiros estudos da temática.
Baseada nos conceitos de espaço absoluto, paisagem natural, paisagem cultural e habitat, são que os vanguardistas da geografia vão passar a redigir sobre a formação do espaço geográfico e a influência, consecutivamente, na formação cultural. da localidade. Com técnicas empíricas, meramente descritivas de acordo com a observação dos locais a serem estudados, é que Friedrich Ratzel (1844-1904) passou a relatar seu entendimento de como que o ambiente interfere no desenvolvimento de uma sociedade. Segundo o mesmo, na medida em que a localidade pode oferecer melhor ou pior acesso aos recursos naturais e provenientes da terra, graças à ação da agricultura, atuando assim como estímulo ou obstáculo ao progresso da sociedade que se estabelece no local. Todavia, as leis que conduzem a história humana são, por assim dizer, produtos de um artificio dinâmico e constante de adaptação ao ambiente, descartando um resultado direto da atuação de fatores naturais, como o relevo ou o clima sobre o homem. Segundo Ratzel, levando em consideração seu ideal de determinismo, as alterações do espaço geográfico devem coincidir em promover de acordo coma a história "significa, em primeiro lugar, acelerar a luta pela vida, a seleção natural, entre as comunidades humanas (ou estados), no sentido darwiniano" (SUTERMEISTER. 2008, p.137).