Geografia, perguntado por dudinha4408, 10 meses atrás

URGENTE! (Comentários que não ajudam, infelizemnte, vou denunciar ) Leia o texto a seguir. 19 de junho de 1987 – ESPANHA: um atentado com carro-bomba cometido pela organização separatista basca ETA (“Pátria Basca e Liberdade”) no estacionamento de um centro comercial Hipercor de Barcelona deixa 21 mortos e 45 feridos. ATAQUES em Paris: os mais mortais na Europa desde Madri 2004. Exame, Mundo, 14 nov. 2015. O texto se refere a um atentado terrorista realizado pelo grupo separatista basco ETA na Espanha, na década de 1980. A população basca é uma minoria étnica que habita uma área entre a Espanha e a França. a) Localize a área ocupada por esse povo no mapa “Europa: principais grupos étnicos” e descreva sua posição geográfica. b) Aponte as principais características socioculturais do povo basco. c) Por que o ETA é considerado um grupo separatista? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por analizfreiremafra
17

Resposta:

a-) O país Basco é localizado entre a Espanha e a França, na costa do oceano atlântico, localizado no norte dos espanhóis e no sudoeste dos franceses.

b-) O país Basco não é tem uma cultura "uniforme", eles tem a cultura própria e única. Eles tem como meta nunca deixar os seus costumes de lado, não abandonando sua heranças. A língua falada é a mais antiga no continente Europeu.

c-) É considerado um grupo separatista pois eles têm como objetivo separar o país Basco da mão dos Espanhóis e Franceses, sendo uma nação independente.

Respondido por rackely
4

a) Os bascos ocupam o País Basco, região de administração autônoma localizada parcialmente no norte da Espanha e parcialmente no sul da França.

b) Esse povo caracteriza-se pela preservação de seus costumes tradicionais, o que foi possível graças à resistência por séculos a invasões territoriais de diferentes povos; por isso, ele mantém também o próprio idioma.

c) O ETA é considerado um grupo separatista, pois prega a emancipação territorial do País Basco no âmbito de Estado nacional, com parlamento próprio, recolhimento de tributos e tudo o que seja inerente a essa condição, deixando para trás a sujeição aos territórios nacionais espanhol e francês.

Perguntas interessantes