URGENTE Com o fim do Império Romano do Ocidente, a partir das migrações bárbaras teve início o que alguns historiadores chamam de Alta Idade Média que compreende os séculos V a X. Sobre esse período é possível afirmar que:
I. Os saques promovidos pelos bárbaros promoveram o abandono das cidades na Europa medieval e a população voltou para o campo, um movimento de ruralização.
II. Ao mesmo tempo em que ocorria o retorno da população para o campo, o período viu nascer um promissor comércio rural, com o estabelecimento de novas moedas para as transações comerciais.
III. Muitos reinos germânicos converteram-se para o cristianismo, fortalecendo a religião nesse período.
IV.Para tentar impedir a fuga das cidades, escravos assumiram o controle do comércio que conseguiu sobreviver nesses lugarejos.
Estão corretas:
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas I e IV.
e) I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
I. Os saques promovidos pelos bárbaros promoveram o abandono das cidades na Europa medieval e a população voltou para o campo, um movimento de ruralização. VERDADEIRA
II. Ao mesmo tempo em que ocorria o retorno da população para o campo, o período viu nascer um promissor comércio rural, com o estabelecimento de novas moedas para as transações comerciais.
III. Muitos reinos germânicos converteram-se para o cristianismo, fortalecendo a religião nesse período. (VERDADEIRA
IV.Para tentar impedir a fuga das cidades, escravos assumiram o controle do comércio que conseguiu sobreviver nesses lugarejos. (A PRESENÇA DE ESCRAVOS NESTE PERIODO ERA MAIS LIGADA A QUESTÕES DOMESTICAS)
C) Apenas I e III estão corretas,
I - CORRETO: houve a ruralização da Europa, pois, com os centros de produção de alimentos atacados e as rotas comerciais fechadas, o abastecimento das cidades foi interrompido, gerando fome nas grandes cidades romanas.
III - CORRETO: Entre o século V e o século VI, os povos germânicos adotam o cristianismo, e, no seio da sua civilização, fundem-no com a cultura germânica e com a cultura greco-latina, lançando as bases da cultura europeia ocidental.