Química, perguntado por amontani, 10 meses atrás

Urgente!!! Colegas, alguém pode me explicar como funciona a classificação de moléculas que são compostas por uma parte polar (hidrofílica) e apolar (hidrofóbica) se dissolver em água? Elas seriam classificadas em apolar ou polar ou somente pouco polar ou pouco apolar? Nesse caso, elas se dissolvem parcialmente em água ou não? Se a parte polar for maior se dissolve e se a aparte apolar for maior ela não se dissolve?


meninoallison: Você tem alguma molécula específica? Isso tudo depende de qual molécula estamos falando =)
amontani: Sim. Por exemplo: 1ª CH3-O-CH3 e 2ª CH3-CH2-O-CH2-CH3, a primeira é considerada polra e a segunda é a apolar. Fico em dúvida se é correto classificar como polar e apolar, ou apenas, com alta ou baixa polaridade, e tb com relação a solubilidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por meninoallison
1

No limite, dentro de um estudo mais aprofundado da Química, sempre tenderemos a não marcar uma molécula como polar ou apolar, mas sim falar em tendências e em regiões. É comum se falar em polaridade e apolaridade como coisas estanques, ou seja, que não admitem discussão, somente no Ensino Médio.

Mas veja, quando você traz essas duas moléculas, estamos falando necessariamente de séries orgânicas, que são métodos comparativos para se entender a polaridade, o ponto de ebulição e outras características físico-químicas das moléculas por meio de comparação de suas estruturas.

Existe a mesma função nas duas (éter, que é representada por um oxigênio entre carbonos), mas elas possuem cadeias diferentes.

Enquanto a primeira (H3C-O-CH3) possui dois carbonos, a outra (CH3-CH2-O-CH2-CH3) tem quatro carbonos, logo, tem uma cadeia maior e é mais apolar que a primeira.

Isso não necessariamente significa que ambas não sejam dissolvidas em um solvente polar. Tudo isso depende, entende? Qual é o solvente? É na água? A qual temperatura?

Estudar solubilidade é estudar, necessariamente, cálculos de temperatura, de concentração de soluto, de massa de solvente etc. Pois tudo isso influencia. Todavia, voltando à pergunta, é correto afirmar que a segunda tem menor polaridade, pois tem mais componentes apolares - MAS ISSO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE TEM DISSOLUÇÃO MENOR. Tudo depende do contexto físico-químico. A porção polar é o éter, e as cadeias carbonadas são apolares.

Perguntas interessantes