Geografia, perguntado por Emillyvictoriai, 4 meses atrás

URGENTE
ATIVIDADE SEI (Semana de Estudos Intensivos)


Dois anos depois de chuva histórica, problemas de alagamento continuam

Dois anos depois de chuva histórica, problemas de alagamento continuam
⁸Munícipes cobram solução das prefeituras; enchente de março de 2019 deixou 10 mortos e 284 desabrigados

Diário do Grande ABC
11/03/2021 | 07:00


Há exatos dois anos, em 11 de março de 2019, o Grande ABC foi palco de uma das piores enchentes da história, que deixou dez mortos – duas em Santo André, uma em São Bernardo, três em São Caetano e quatro em Ribeirão Pires – e 284 pessoas desabrigadas. Algumas cidades da região, como Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires, registraram 150 milímetros de chuva, quando o normal para um dia de grandes temporais não passa de 80 milímetros. De lá para cá, pouca coisa mudou, a não ser o medo da população que vive em área de risco cada vez que o céu fica escuro.
No bairro Santa Teresinha, em Santo André, moradores dizem que as enchentes “são problemas antigos”. A região, que conta com auxílio de piscinão municipal, ainda carece de outras ações, principalmente quando as chuvas são mais intensas. “(Em 2019) Não conseguimos salvar televisão, sofá, mesa, perdemos tudo. Tudo indo por água abaixo”, lembra o aposentado Manoel Lopes, 73 anos, que mora com a mulher, a também aposentada Eldenir Lopes, 84, e reside na Rua Mato Grosso. “Depois que só sobrou sujeira, fizemos mutirão com toda família para tirar a água de casa. Até hoje nada foi feito. Só olhar pela rua, o mato fica alto e não temos ajuda”, completa o aposentado. Segundo o munícipe, à época da enchente a Prefeitura ajudou os moradores com limpeza das ruas, doações de produtos de limpeza e isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

(...)



Quais são as notícias trazidas pelos textos jornalísticos (texto 1 e texto2)? Explique.

R:



Os dois textos tratam de temas iguais ou parecidos? Explique.

R:







A partir do texto 2, é possível dizer que existe relação entre desastres socioambientais (como enchentes) e urbanização? Explique sua resposta.

R:





2) Para compreendermos melhor os problemas ambientais e a urbanização brasileira, realize a leitura dos mapas (ocorrências registradas em 2017 pelo CEMADEN e Urbanização) e do gráfico (Alertas enviados) apresentado abaixo, em seguida responda às questões propostas:















Analisando os mapas e sua estrutura, os mapas apresentam todos os elementos (título, orientação, legenda, fonte de informações, escala, projeção)? Justifique sua resposta.


Qual o tema de cada um dos mapas?
R:




b)Você trocaria algum título de um dos mapas para facilitar o entendimento da temática de cada um? Justifique.
R:




c)A partir dos dados apresentados no primeiro mapa e nos gráficos, quais são os principais desastres socioambientais no Brasil? Em quais lugares, ou regiões, eles são mais comuns?
R:






d)Agora analise o segundo mapa, Urbanização, onde estão concentradas as maiores cidades e onde há maior concentração de população urbana?
R:






e)Compare os mapas e dados apresentados, focando principalmente na localização dos fenômenos representados. Há alguma relação entre a localização dos desastres socioambientais e a localização dos lugares e regiões mais urbanizadas? Justifique.
R:
Quero todas as respostas quem responder eu dou melhor resposta

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por GabrielDomici
0

foesjdhskajdhsj aí xjdjajajfsjaocjsjal DJ fjsksdkh

Explicação:

jsksodksjai as kxjdj da dggg

Perguntas interessantes