História, perguntado por Lucianolandim, 1 ano atrás

URGENTE!!! ASSUNTO: REPÚBLICA VELHA!!!

1-Durante a república velha várias classes foram esquecidas. abandonadas por esse governo. E de alguma forma durante esse período se manifestaram contra as oligarquias que permanecia no poder. Defina essas classes e motivos.

2-A greve geral de 1917 foi uma das mais importantes demonstrações de insatisfação dos trabalhadores em relação ao governo e as condições de trabalho no período da república velha. Descreva como ocorreu essa guerra e quais influências políticas esteve por trás desse movimento.

3-Escreva quais eram as reivindicações dos trabalhadores durante a greve geral de 1917.

4-Descreva a importância da greve geral de 1917.

5-O que foi a revolta do 18 do forte de Copacabana no contexto da república velha?

6-O que foi a Coluna Prestes?

7-A crise econômica de 1929 abalou não só o estado de origem; nos Estados unidos, como também em vários países, como por exemplo Brasil que 70% da exportação de café eram destinadas aos estadunidenses. Explique qual foi a solução do governo brasileiro para que as crise não levasse a falência a principal economia do país no período; a exportação de café.

8-Quais foram as consequências dessa crise na política brasileira?

9-"Façamos a revolução antes que o povo a a faça" a frase, atribuída ao governador de Minas gerais Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da revolução de 1930, produzidos pelos quais interesses de qual classe? Justifique.

10-O ano de 1930 representa uma profunda mudança na história do Brasil. Foi também um ano de estabilidade política, com a não aceitação dos resultados da eleições e a realização da tomada do poder com a revolução de 1930. Qual fato foi o estopim da revolução?​

Soluções para a tarefa

Respondido por VihhSilvah
2

Resposta:

1--:Mandonismo: consiste basicamente no controle sobre determinado grupo de pessoas a partir da posse da terra.

Coronelismo: era uma prática comum da Primeira República em que os coronéis exerciam domínio sobre as populações locais e utilizavam desses poderes para garantir os votos necessários e, assim, atender os interesses da oligarquia estabelecida.

Clientelismo: pode ser definido como uma prática de troca de favores entre dois atores politicamente desiguais. Nesse conceito, não há necessidade de existir a figura do coronel.

2--Os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho e aumento de salário.

Os operários pediam aumento de salário, redução da jornada de trabalho, proibição do trabalho infantil e do trabalho feminino à noite.

Esse movimento se espalha por outras fábricas do bairro provocando a adesão de mais operários inspirados pelas ideias anarquistas divulgadas, os trabalhadores fazem os primeiros comícios em bairros e praças públicas.

Ao longo de todo mês de junho várias fábricas somam-se à greve. Em 8 de julho é criado o Comitê de Greve.

Em 12 de julho, a greve estava decretada. São Paulo amanhece com fábricas, comércios e transportes parados. Diante da forte repressão policial, os operários se recusam a negociar diretamente com os patrões e jornalistas se encarregam de formar uma comissão intermediadora.

Depois de árduas negociações, os operários conquistaram o aumento de 20% de salário.

No dia 16 de julho, um comício realizado no Largo da Concórdia, decreta o fim da primeira greve geral do Brasil.

Nao achei a tres mais vou continuar respondendo as que eu sei...


VihhSilvah: 4--como a greve geral de 1917 os donos de fábricas e políticos perceberam que o empregado necessitava de direitos que era preciso cumprir.
Perguntas interessantes