Sociologia, perguntado por oimeajudapf, 10 meses atrás

URGENTE

As regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, pensar e sentir determinam um conjunto de “coisas” exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade. Essas "coisas" são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta “coisa” dotada de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais. Devendo-se aplicar à generalidade que serve para caracterizar este fenômeno sociológico. A exterioridade, ou seja, os padrões devem ser exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência. E a coercividade relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

OTTMAR, T. Sociologia: textos e contextos. Canoas: Editora ULBRA, 2005 (adaptado).

O conceito sociológico descrito por Émile Durkheim no texto refere-se

a) ao fato social.
b) à luta de classes.
c) ao senso-comum.
d) à difusão cultural.

Soluções para a tarefa

Respondido por SamuelGoretzka
3

Resposta:

B

Explicação:

Luta de classes

Respondido por EduardoPLopes
33

É correta a alternativa A.

Para Durkheim um "fato social" era uma tendência real (observável por meio de estudos estatísticos) de que os membros de uma determinada sociedade adotassem certos padrões de comportamento (que são considerados mais desejáveis por aquela sociedade).

Deste modo tudo aquilo que determina a ação do sujeito "de cima para baixo", e é estruturante no modo como compreendemos a nossa sociedade e o "nosso papel" nela é um fato social, sendo um dos objetos de estudo mais importantes no modelo sociológico que Durkheim propõe.

Perguntas interessantes