Contabilidade, perguntado por Sarahggoficial, 8 meses atrás

!!!!!!!!!!!!!!!!!!Urgente!!!!!!!!!!!!!!

As primeiras moedas metálicas eram feita de que?

Soluções para a tarefa

Respondido por 356403
0

Foi na China do período Chou ( 1122-256 a.C.) que nasceram as moedas de bronze com formas variadas: peixe, chave ou faca ( Tao), machado ( Pu), concha e a mais famosa o Bu, que tinha a forma de uma enxada. As formas das moedas vinham das mercadorias e objetos que possuíam valor de troca. espero te lhe ajudado A HISTORIA DA MOEDA  

4.2- A INTRODUÇÃO DE CÁLCULOS CONSTANTES

Fixados na Babilônia e na Assíria por volta do quinto milênio a.C. , os Sumerios tiveram um importante papel na historia da moeda, ao criarem um calculo baseado em valores de referência constantes.

Graças a esse povo, ainda, o ouro e a prata tornaram-se unidades de medida de preço. Esses metais, porem, não circulavam, permanecendo nos templos. Ou seja, os Sumerios inventaram o dinheiro, mas não a moeda.

4.3- DAS PRIMEIRAS MOEDAS DE METAL NA CHINA ATE AS MOEDAS METÁLICAS DA ÁFRICA

4.3.1- CHINA

Foi na China do período Chou ( 1122-256 a.C.) que nasceram as moedas de bronze com formas variadas: peixe, chave ou faca ( Tao), machado ( Pu), concha e a mais famosa o Bu, que tinha a forma de uma enxada. As formas das moedas vinham das mercadorias e objetos que possuíam valor de troca. Nessas pecas encontravam-se gravados o nome da autoridade emitente e o seu valor.

No final desta dinastia, surgiu o ouro monetário ( Yuanjin). Este tinha a forma de um pequeno lingote com o sinete imperial. Também nessa época surgiram as moedas redondas de bronze, com um furo quadrado no centro.

4.3.1.1- O PAPEL-MOEDA CHINÊS

Os primeiros registros da utilização do papel como moeda remontam do ano 89. As matrizes para a impressão eram confeccionadas em tabuleiros de madeira ou de bambu, sobre as quais era aplicada uma pasta especial, feita de polpa vegetal amolecida e batida. A madeira recebia tinta e os desenhos e textos gravados eram passados para o papel. Essa invenção permaneceu escondida durante séculos; sua importância pode ser exemplificada pelo fato de os chineses terem erguido um templo em homenagem ao inventor dessa técnica.

A partir do ano 610 missionários cristãos espalharam a novidade em outras terras. Mas foi o comerciante veneziano Marco Polo que mais se encantou com a técnica de fabricação do papel-moeda chinês, que publicou no seu livro Le Livre de Marco Polo, entre suas experiências na China, onde ficou dezessete anos.

4.3.2- ÁFRICA

As manilhas ( ou moedas-argolas), feitas na sua maioria de cobre, eram empregadas como meio de troca na Africa-Ocidental, que hoje compreende a Nigéria, Gana Benin e Togo. Seus valorem eram proporcionais a quantidade de metal que continham, podendo pesar entre 2700 e 200 g. Suas formas eram variadas também: ferradura, semicircular, anel, bracelete ou corda retorcida. Um manual português do século XV traz o valor comercial das manilhas: com oito delas comprava-se um escravo.

Ao lado do valor monetário essas pecas tinham também clara função de ornamentação, alguns exemplares são totalmente decorados, o que elevava muito seu valor artístico.

4.4- MOEDAS DA GRÉCIA ANTIGA

ão únicas.

4.4.1- A EVOLUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS MOEDAS GREGAS

Partindo da Grécia, uma enxurrada de prata inundou todos os países conhecidos da época com uma variedade de tipos de moedas. Em Acrópole de Atenas, no Partenon, criou-se uma coleção de moedas preciosas do mundo inteiro ( o "Tesouro de Delos" ).

Enquanto isso, o templo de Apolo em Delfos, transformava-se no primeiro banco do internacional do mundo. Nascia assim, a profissão de banqueiro, e com ela surgia o sistema de empréstimo a juros.

A classificação das moedas gregas era complexa por vários motivos:

1) Pela divisão do mundo grego (cada polis constituía um Estado independente, com moedagem própria);

2) Pela diversidade dos sistemas de peso e multiplicidade de emissões (a dracma de prata e o estater de ouro também funcionavam como unidades de peso e aplicavam-se, assim, a todos os metais);

3) Pelo fato de muitas cidades terem os mesmos nomes, símbolos e letras, além de muitas moedas;

4) E porque cunharam-se diversos múltiplos e frações, que serviam apenas como moeda de calculo.

Perguntas interessantes