Química, perguntado por amontani, 9 meses atrás

URGENTE!!
Alguém poderia me ajudar nessa questão??? A resposta dela não faz sentido pra mim!!

Considerando que a energia liberada na decomposição
(ΔG) da água oxigenada líquida é 120,4KJ.mol-1 e a
energia de ativação ( ) Ea é 75,0KJ.mol-1, assinale a
alternativa correta.
(A) A decomposição de H2O2 não é favorável
termodinamicamente.
(B) Para formação de H2O2, a energia de ativação é
195,4 KJ.mol-1.
(C) Para formação de H2O2, a energia liberada é 120,4
KJ.mol-1.
(D) A energia liberada no processo de formação de H2O2
é 45,4 KJ.mol-1.
(E) Na formação de H2O2 a energia de ativação é 75,0
KJ.mol-1, mas o valor é negativo.

Resposta correta: Letra B


Usuário anônimo: tentei explicar, espero que entenda xD.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

É o seguinte:

Essa energia liberada = 120,4 KJ.mol⁻¹ é liberada na decomposição da água oxigenada:

2 H₂O₂ ⇒ 2 H₂O + O₂       ΔG = -120,4 kJ/mol (valor negativo, pois energia é liberada, a reação é exotérmica.)

A energia de ativação dessa reação é de 75 kJ/mol. A energia de ativação é a energia necessária para a reação de decomposição ocorrer.

Agora recorde de um diagrama de reação. É mais ou menos assim: Os reagentes (H₂O₂) ai tem um morro (energia de ativação / intermediário de reação) e depois a energia cai e lá embaixo temos os produtos (H₂O + O₂).

Na alternativa B ele fala da energia de ativação da "formação" da água oxigenada e não da decomposição. Ou seja, ele quer partir da H₂O + O₂ para formar H₂O₂ é exatamente a reação inversa. Assim, olhando o gráfico que eu descrevi. A energia de ativação para formar a água oxigenada é exatamente a distância dos produtos (que agora são reagentes) até o morro (energia de ativação), assim, pode ser percebido que energia de ativação da formação de água oxigenada, a partir de H₂O e O₂ é igual a soma da energia liberada na decomposição (ficará com sinal positivo pois agora essa energia terá que ser absorvida pela água e pelo O₂ para formar a H₂O₂) mais a energia de ativação. Que dá exatamente os 195,4 kJ/mol.

120,4 + 75 = 195,4 kJ/mol.

Coloquei em anexo uma imagem pra ilustrar a minha explicação.

A energia liberada é o patamar do produto - o patamar do reagente. Como o produto (H₂O₂) está mais acima, quer dizer que ele tem mais energia, os produtos estão em um patamar em um nível abaixo do reagente, indica que eles tem menor energia, por isso nessa reação de decomposição da H₂O₂ ocorre a liberação de energia. Porém a letra B fala da formação da H₂O₂, ou seja é a reação inversa, partir do lado direto, partindo do H₂O + O₂ para formar H₂O₂. Pelo gráfico fica evidente que a energia de ativação o morro é a soma da energia de ativação + a energia liberada.

Anexos:

amontani: Genial! Agora tudo faz sentido!! Eu percebi que fiquei sem entender justamente porque eu achava que a decomposição de uma substância absorve calor, ou seja, endotérmico, mas isso não é regra então? Apesar de estar escrito no enunciado "energia liberada", acreditei ser uma "pegadinha", mas isso tb não faria sentido!!
Usuário anônimo: se a decomposição é espontânea ela libera energia, mas se ela não é espontânea tipo decomposição de óxidos ai ela é endotérmica.
amontani: Perfeito! Obrigada!!
Usuário anônimo: de boa.
Perguntas interessantes