Português, perguntado por Christopherdmitri, 11 meses atrás

URGENTE!!! ALGUÉM PODE ME AJUDAR NESSA TAREFA?
Preciso dessa tarefa pra hoje dia 22/04/2020.

1º de outubro – Dia Nacional e Internacional do Idoso Carta aberta à população.

PRIMEIRA CARTA.

Prezados Cidadãos,
Todos sabemos que embora muitos avanços tenham sido conquistados nos últimos anos, a realidade é que os direitos e as necessidades dos idosos ainda não foram plenamente atendidos, em que pese o Estatuto do Idoso contar com mais de 8 anos e a Política Nacional do Idoso, com mais de 20 anos.
Diante de um quadro de crescente envelhecimento populacional é urgente questionar se estamos de fato preparados para o impacto que esse fato representa em nossa sociedade, a exigir adaptações em todos os contextos sociais, de trabalho, familiar, inclusive em relação ao fomento da seguridade social e de implantação de políticas públicas eficientes.
O que estamos fazendo para dar visibilidade a mais de 13% da população brasileira? Será que temos uma verdadeira política pública apta a defender os direitos das pessoas idosas, principalmente oferecendo serviços que atendam as necessidades específicas desse grupo?  Que comprometimento temos com a dignidade humana e quais nossas ações de prevenção e de combate a todas as formas de violência?
Por tudo isso, nós da AMPID, através de nossos associados, Membros do Ministério Público, atuantes em todas as regiões do país,  além de parabenizar por este dia, queremos também manifestar nossa preocupação com o futuro dos idosos no Brasil.
Defendemos a necessidade urgente de se:
a) Construir e/ou mapear uma Rede de Proteção ao Idoso, com serviços específicos, principalmente nas áreas da saúde e de assistência social;
b) Adotar uma Política Nacional de Cuidados de Longa Duração, frente ao crescente aumento de idosos dependentes e a necessidade de se oferecer apoio às famílias;
c) Prevenir e Combater a violência nos transportes, através da sensibilização e capacitação de motoristas, cobradores e empresários do setor;
d) Divulgar os direitos das pessoas idosas, através de campanhas, palestras  e eventos, junto à população em geral; e
e) Inserir conteúdos voltados ao processo de envelhecimento em todos os níveis de ensino, buscando o fortalecimento dos vínculos intergeracionais, o respeito e a valorização do idoso, a eliminação do preconceito e a produção conhecimento sobre a matéria.
No dia 15 de junho de 2015 a Organização dos Estados Americanos (OEA), em sua 45ª assembleia geral, em Washington, aprovou e abriu para assinaturas dos países a Convenção Interamericana sobre os Direitos das Pessoas Idosas, sendo esse o primeiro instrumento internacional juridicamente vinculante voltado para a proteção e a promoção dos direitos das pessoas idosas. O Brasil foi um dos primeiros signatários da convenção, mas é preciso avançar e implementar seus ditames.

1- Leia este trecho de uma carta pessoal do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) à noiva dele, Felice, e compare-a com a carta aberta em estudo.

SEGUNDA CARTA.

Querida Felice!

Vou agora te pedir um favor que soa um tanto louco, e que eu deveria considerar como tal se fosse eu a receber a carta. É também o maior teste possível até mesmo para a pessoa mais bondosa do mundo. Bem, é isto: escreve para mim apenas uma vez por semana, de forma que a sua carta chegue no domingo — porque não consigo suportar suas cartas diárias, sou incapaz de suportá-las. Por exemplo, eu respondo uma de suas cartas, depois deito na cama em aparente calma, mas meu coração retumba através do meu corpo inteiro e está consciente apenas de ti. Eu pertenço a ti; não há realmente outra forma de expressar isso, e não há força o bastante. Mas por essa mesma razão eu não quero saber o que estás vestindo; isso me atormenta tanto que não consigo lidar com a minha rotina; e é por essa mesma razão que não quero saber se gostas de mim. Se eu soubesse, como poderia, bobo que sou, ir e sentar no meu escritório, ou aqui em casa, em vez de saltar em um trem com meus olhos fechados e apenas abri-los quando estiver contigo?

a) Quais são os objetivos de cada carta?

b) As duas cartas contêm argumentos. O que os diferencia?

c) Qual das duas cartas tem uma circulação originalmente restrita? Por quê?

d) O que muda no grau de distanciamento entre os interlocutores? Explique sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
139

a) Quais são os objetivos de cada carta?

A 1ª carta é uma a carta aberta foi utilizada como alerta, e até mesmo como meio de conscientização da população os assuntos são de  interesse coletivo.

A 2ª carta  é uma carta pessoal usada para construir diálogo entre pessoas íntimas. Sua principal característica é ser pessoal e íntimo .

b) As duas cartas contêm argumentos. O que os diferencia?

Argumentos da 1ª carta -

apresenta um remetente e um destinatário bem definidos e expressa  sobre problemas enfrentados em seu dia a dia, buscando convencer o seu interlocutor da urgência de resolução do problema em questão.

Argumentos da 2ª carta -

a carta pessoal, possui o intento pedir a sua amada que escreva mais cartas

c) Qual das duas cartas tem uma circulação originalmente restrita? Por quê?

A carta de “circulação restrita “é a carta pessoal pois o assunto é entre as duas pessoas .

d) O que muda no grau de distanciamento entre os interlocutores? Explique sua resposta.

Uma carta pessoal, é escrita para tratar de assuntos restritos  de intimidade , assuntos que dizem respeito somente aos interlocutores ,as pessoas , nela envolvidos.

Anexos:

Liziamarcia: De nada Felippa
Respondido por PenhaTop
165

a) Quais são os objetivos de cada carta?

◇◇A primeira é aberta ao público, mostrando os avanços conseguidos pelos idosos e lembrando que falta muito ainda a fazer por eles, devido ao crescente envelhecimento dessa população.

◇◇O objetivo é alertar que falta uma verdadeira política pública para nossos idosos e suas famílias.

◇◇A segunda é uma carta de amor, onde existe intimidade entre as pessoas.

◇◇O objetivo é demonstrar o imenso amor que sente e realizar um desejo: receber carta só uma vez por semana.

b) As duas cartas contêm argumentos. O que os diferencia?

Sim. O que diferencia uma da outra é que uma está alertandol

e mostrando que o atendimento ao idoso deixa a desejar em nosso país e a outra demonstra um amor imenso e seu sofrimento em receber carta diariamente, pedindo para ser só uma vez por semana.

c) Qual das duas cartas tem uma circulação originalmente restrita

Por quê?

A segunda, porque é uma carta pessoal, íntima.

d) O que muda no grau de distanciamento entre os interlocutores?

Explique sua resposta.:

◇◇O distanciamento é normal entre os interlocutores da primeira carta (autor x público). Na segunda carta, eles são íntimos, logo são próximos (autor x amada).

Bons estudos

Espero ter ajudado

♡♡♡♡♡♡♡

Anexos:

PenhaTop: Disponha querida
Perguntas interessantes