História, perguntado por samiiaqueiroz, 6 meses atrás

URGENTE!!!!!
a)Segundo estudiosos, a produção de açúcar no Brasil fazia parte de um negócio em escala mundial. Que aspectos da economia açucareira no século XVI evidenciam esse caráter global???????​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrielyneves75
41

A produção de açúcar em terras brasileiras era um negócio que envolvia os continentes americano, europeu e africano, pois o financiamento para a construção dos engenhos brasileiros vinha, muitas vezes, dos Países Baixos, e a mão de obra utilizada era primordialmente africana. Além disso, o açúcar produzido era exportado para a Europa, especialmente para os Países Baixos, que o refinavam e distribuíam pelo continente.


luizhenryquehb: valeu resposta show
Respondido por cesarcosta30
6

A economia açucareira teve início no Brasil no século XVI nas capitanias de Bahia, São Vicente e Pernambuco. Seu caráter global se deve ao fato de que a venda de açúcar ocorria principalmente para a Europa e para outros países, o que tornou o Brasil o maior produtor de açúcar na época.

Economia açucareira no século XVI

A sociedade açucareira na época era considerada patriarcal, sendo a maior concentração de poder para os senhores de engenho. A mão de obra açucareira era principalmente escravagista.

Consequentemente, a produção de açúcar no Brasil teve uma queda. Isso aconteceu quando os holandeses foram expulsos do país e resolveram plantar cana de açúcar em suas colônias nas Antilhas.

Nesta crise, aconteceu a Guerra dos Mascates em Pernambuco entre comerciantes e os senhores de engenho, pois, a queda da produção de açúcar no Brasil, chegou a 50%.

Para saber mais sobre a produção de açúcar no Brasil, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/53618117

#SPJ2

Perguntas interessantes