Física, perguntado por n6aye3llenetec, 1 ano atrás

(URGENTE) A gôndola é um meio de transporte comumente usado nos famosos canais de Veneza e representa um dos principais atrativos turísticos da cidade. Um pedestre caminha no sentido oeste-leste com velocidade constante de 3km/h em relação à margem do canal e observa duas gôndolas em movimento: a primeira, no sentido oeste-leste, com velocidade constante de 10km/h em relação à margem do canal. Além disso, um veneziano observa, de sua janela, o pedestre caminhando no sentido oeste-leste e em sua direção. Ao colocar o sistema referencial inercial no pedestre, as velocidades relativas da primeira gôndola, da segunda e do veneziano, em relação ao pedestre, são, respectivamente, de.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraVasconcelos
35
A velocidade relativa é dada por:
Mesmo sentido> subtrai-se as velocidades
Sentidos opostos > soma-se as velocidades

Pelo enunciado (que apresenta uma gôndola)

Temos que esta que está indo sentido oste-leste (mesmo sentido que turista), possui velocidade relativa a ele:
Vrel=10-3
Vrel=7 km/h
Respondido por bryanavs
0

As velocidades relativas da primeira, da segunda e do veneziano em relação ao pedestre serão, respectivamente: 7 km/h para o leste, 9 km/h para o oeste, 3 km/h para o oeste.

Como funciona a Velocidade relativa?

Dentro da vertente da Velocidade Relativa, teremos o movimento uniforme, que é quando a velocidade escalar do móvel acaba sendo constante em instante ou até mesmo intervalo de tempo, logo percorre distâncias iguais em tempos iguais.

E é ai que a Velocidade Relativa entra, pois quando ela é a velocidade que desejamos calcular quando a velocidade é relativa, até porque quando medimos velocidades em relação ao solo, o solo acaba sendo o referencial mais comum.

Então sabendo dos dados do enunciado, teremos que A e B acabam se deslocando na mesma direção, onde a velocidade de A em relação a B acaba sendo dada por:

  • V a/b = Va - Vb

E projetando cada uma das situações:

Vg1 / p = Vg1 - Vp = 10 - 3 = 7 km/h, fluindo para o leste.

Vg2 / p = Vg2 - Vp = -6 -3 = -9 km / h, direcionado para o oeste.

V V/p = Vv - Vp = 0 - 3 = -3 Km/h, também para o oeste.

Para saber mais sobre Velocidade Relativa:

https://brainly.com.br/tarefa/40970300

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes