Geografia, perguntado por Liaramatos, 9 meses atrás

URGENTE!!!!!!

A década de 1750 conheceu iniciativas importantes em muitas áreas da política de Estado, umas resultantes do planejamento, outras impelidas por acontecimentos novos e imprevistos. Na política econômica e social, Pombal aventurou-se num plano ambicioso para restabelecer o controle nacional sobre todas as riquezas que fluíam para Lisboa, vindas dos domínios ultramarinos de Portugal. Para tanto ele adaptou às peculiaridades da situação portuguesa muitas das técnicas que havia conhecido em outros lugares da Europa, em especial na Grã-Bretanha e na Áustria.

MAXWELL, Keneth. Marquês de Pombal, o paradoxo do iluminismo, p. 95.

O Marquês de Pombal, Ministro chefe da Corte de D. José I está, historicamente, associado à(ao):

A) eliminação das distinções sociais e políticas entre negros, brancos e indígenas, estimulando a miscigenação como forma de efetiva ocupação do território recém afirmado pelo Tratado de Madri.

B) desenvolvimento de uma política de Estado referente à educação, sendo o responsável pelas primeiras instituições de ensino superior no Brasil, o que lhe rendeu a alcunha de “déspota esclarecido”.

C)expulsão de jesuítas de Portugal e do Brasil, o que ocasionou a prosperidade da
Cia Geral de Comércio do Maranhão e Grão-Pará, dados os vultuosos lucros obtidos pelo controle do trabalho indígena e das drogas do sertão.

D) implementação dos Diretórios indígenas, um aperfeiçoamento do trabalho catequético dos jesuítas, com maior ênfase na presença do Estado, mas mantendo o isolamento dos povos ameríndios do restante da colônia.

E) afastamento entre Igreja e Estado, influência de ideias ilustradas e, ao mesmo tempo, medidas francamente autoritárias tanto em Portugal quanto no Brasil.


maggielindx: bonja?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2

Sobre as propostas de Marques de Pombal, temos que a resposta certa é a:

C)expulsão de jesuítas de Portugal e do Brasil, o que ocasionou a prosperidade da

Cia Geral de Comércio do Maranhão e Grão-Pará, dados os vultuosos lucros obtidos pelo controle do trabalho indígena e das drogas do sertão.

Isso porque o Marques de Pombal tinha propostas basante desenvolvimentistas para o Brasil tendo em vista se livrar de algum forma do controle dos portugueses sobre o Brasil.

Importante notar assim que esse controle se dava tanto no sentido político como econômico e religioso por meio da presença dos jesuítas no Brasil que eram responsáveis por trazer a cultura portuguesa para os índios.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes