Português, perguntado por thomaseufrazio, 1 ano atrás

URGENTE!!!!!!
A ambiguidade está relacionada a palavras, expressões ou construções linguísticas diversas que tenham dois ou mais sentidos. Para o texto publicitário, isso, às vezes, é algo muito importante, necessário, mas no texto acadêmico, científico, não se constitui em uma qualidade. Entre as diversas palavras que provocam ambiguidade, temos os pronomes possessivos, conforme veremos na sequência.
Analise a seguinte frase: “Elas viram a sua casa”, depois assinale a alternativa correta em relação a uso do pronome possessivo sua e as possibilidades de ambiguidade.

a) Também não há ambiguidade quando se remete à informação de que elas poderiam ter visto a casa deles ou de um determinado grupo de pessoas em específico.

b) Não é possível admitir que haja ambiguidade ao se levantar a possibilidade de que elas tenham visto a casa de uma terceira pessoa, que não está envolvida no discurso da frase.

c) A presença do sua remete à ideia de que elas somente podem ver a casa onde moram mulheres, pois é um pronome possessivo feminino, por isso seria apenas ambígua a construção acima se as residentes da casa fossem mulheres

d) Há ambiguidade porque sua dá margem a essa dupla interpretação, ou seja, questiona-se de quem poderia ser essa casa, haja vista que não fica claro o referente do pronome sua.

e) Não é possível afirmar que elas tenham visto uma outra casa que não seja a delas, pois sua remete apenas ao pronome elas​

Soluções para a tarefa

Respondido por ailacostaalmeida
2

Resposta:

Letra: D

A presença do pronome possessivo "sua" na frase gera ambiguidade, porque não é possível determinar se o pronome se refere a "elas" ou a outra pessoa.

Ou seja, a casa poderia ser delas ou de outra pessoa presente no contexto.

Para desfazer essa dupla interpretação, pode-se usar o termo "própria" para ficar claro que a casa pertence a elas. Assim:

"Elas viram sua própria casa."

Ainda que os residentes da casa fossem homens, a frase também seria ambígua, pois o pronome "sua" se refere à coisa possuída, não ao dono da coisa.

"Eles viram sua casa" também é ambígua.

Explicação:

Perguntas interessantes