URGENTE. (90 pontos)
Reclamações aqui
Ultimamente, os brasileiros só não reclamam de uma coisa
1 Hoje cedo, enquanto esperava a água esquentar pra passar o café, estava pensando como as pessoas andam reclamonas. Reclamam de tudo, inclusive da Folha de S.Paulo, que está magrinha, chata e parcial, aqui em cima da mesa do café, ao lado do vidro de geleia sem açúcar, porque andam reclamando que não podem mais comer açúcar porque açúcar faz mal.
2 As pessoas andam reclamando dos médicos que não examinam mais os pacientes e só sabem pedir exames e mais exames. Andam reclamando do preço do estacionamento, do valor da conta de luz que aumenta a cada mês, da Net que vive caindo e do azeite que não tem mais gosto de nada, apesar do sofisticado rótulo dizer tratar-se de uma tiragem limitada, colheita noite de luar. [...]
3 Andam reclamando da Claro, da Tim, da Vivo e da Oi. Andam reclamando do dólar acima dos quatro reais, do vizinho que mistura lixo orgânico com o lixo reciclável e andam reclamando também dos produtos orgânicos, que eles desconfiam não serem orgânicos coisa nenhuma.
4 As pessoas andam reclamando da empregada doméstica que nunca aparece pra trabalhar na segunda-feira e da diarista que recebe 150 reais e sequer passa um pano em cima da geladeira.
5 Andam reclamando da televisão aberta que não tem nada que presta, da TAM que não computou as milhas de um voo que fez de São Paulo até a Cidade Maravilhosa e do biscoitinho que a Gol serve mesmo em voos tão longos.
6 Reclamam do estacionamento do shopping que ficou apertado, da fila do SUS, da fila do banco e até da fila de espera do restaurante Le Jazz, em Pinheiros.
7 As pessoas andam reclamando que nada funciona nesse país, da roubalheira generalizada, dos carteiros que estão em greve, das pessoas que vivem grudadas nos smartphones e não prestam mais atenção no que você está falando.
8 Pensando bem, as pessoas reclamam de tudo. Até do Chico Buarque estão reclamando. Só não vejo ninguém reclamando da Maria Julia Coutinho, a Maju, toda noite, maravilhosa no Jornal Nacional.
VILLAS, Alberto. Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2017.
Com base no resumo esquemático elaborado em aula e nos resumos orais feitos pelos seus colegas, escreva um pequeno resumo do texto “A crônica”, organizando-o em dois parágrafos:
• § 1: características da crônica em suas origens;
• § 2: características da crônica moderna.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Origens: a característica primordial da crônica literária é ser um registro circunstancial, episódico, efêmero e sujeito à transformação rápida. No entanto, nem sempre a crônica é datada; por isso ela pode ser lida depois de vários anos e ainda manter um caráter universal
Moderna:
- Narrativa curta
- Linguagem simples e coloquial
- Poucos personagens, se houver
- Espaço reduzido
- Acontecimentos cotidianos
também tem a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:
- Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação, onde utilizam temas da atualidade para fazerem reflexões. Aproxima-se da crônica dissertativa. Crônica Histórica: marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos. Aproxima-se da crônica narrativa.
- Crônica Humorística: Esse tipo de crônica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc. Importante destacar que muitas crônicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma crônica jornalística e humorística
Perguntas interessantes
Psicologia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás