*URGENTE* 5) Classifique sintaticamente as orações abaixo: a) Manuel ficou envergonhado. Manuel: ficou: envergonhado: b) Ontem comemos macarrão. Ontem: comemos: macarrão: Tipo de Sujeito: c) Choveu muito ontem. choveu: muito: ontem: Tipo de Sujeito:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Manuel ficou envergonhado.
Manuel: sujeito simples
ficou envergonhado: predicado
envergonhado: objeto direto
b) Ontem comemos macarrão.
Ontem: Adjunto adverbial (tempo)
comemos macarrão: predicado
*nós* : sujeito oculto
macarrão: objeto direto
c) Choveu muito ontem.
Choveu muito ontem: predicado
sujeito inexistente (indica fenômeno da natureza)
muito: Adjunto adverbial (intensidade)
ontem: Adjunto adverbial (tempo)
Explicação:
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo
O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: ... “Lúcia”é o sujeito simples que realiza a ação. Predicado: após identificar o sujeito da ação, todo o restante é o predicado.
O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. ... Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo. Veja o exemplo abaixo: Amanhã voltarei de bicicleta.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo transitivo, o qual sozinho não consegue fornecer informação com sentido completo.
qualquer dúvida, me procure. espero que tudo esteja certinho pra te ajudar ^^