História, perguntado por rosangelaporcina, 7 meses atrás

URGENTE !!!!!!!!!!!
4°) Com relação à Conjuração Mineira, marque a alternativa ERRADA: *
A) A revolta não chegou a acontecer, pois, em troca do perdão das dívidas com a Coroa portuguesa, Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento. Os sentenciados foram condenados a degredo e Tiradentes foi executado.
B) A elite mineira apoiou o visconde de Barbacena, governador da capitania de Minas Gerais, ao anunciar uma nova derrama.
C) Dentre as insatisfações da elite mineira, estavam: a proibição à existência de manufaturas na capitania, a elevada tributação e a derrama.
ME AJUDEM PFVR E PARA HOJE

Soluções para a tarefa

Respondido por Larissa098Domenico
1

Resposta:

Correta: alternativa C) Dentre as insatisfações da elite mineira, estavam: a proibição à existência de manufaturas na capitania, a elevada tributação e a derrama.

Explicação:

O motivo principal da Conjuração Mineira foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. Então, a Metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores. Além disso, as outras insatisfações da elite mineira eram a proibição à existência de manufaturas na capitania e a elevada tributação.

Alternativa A) Incorreta. Ocorreu sim uma revolta, inclusive a Confidência Mineira foi uma das maiores revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa durante o período colonial e envolveu parte da elite da capitania de Minas Gerais.

Alternativa B) Incorreta. A elite mineira revoltou-se, e não apoiou o visconde de Barbacena, governador da capitania de Minas Gerais, ao anunciar uma nova derrama. Logo, a elite começou a se unir para planejar um movimento contra as autoridades portuguesas e a instalação da derrama.

Perguntas interessantes