Português, perguntado por raissa1198, 7 meses atrás

URGENTE
3. O canto IX retrata a atitude do jovem guerreiro tupi ao ver que o pai não tinha compreendido o motivo de seu retorno.

a. Qual é essa atitude? O que ela revela? Justifique sua resposta com elementos do texto.

b. No final do canto IX, o ancião chora e afirma: “Estas lágrimas, sim, que não desonram”. Por que, nesse contexto, tais lágrimas não desonram?

c. Conclua: De acordo com o canto IX, pode-se dizer que o jovem guerreiro será levado ao sacrifício? Justifique sua resposta com elementos do texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por 007MM
474

Resposta:

Olá.

a) O jovem volta para o ritual, ao ver que seu pai não estava orgulhoso dele, revelando que ele queria que seu pai tivesse orgulho de seu filho, assim como seu povo, no trecho “Já nos confins da vida reservara,/ Vai com pé trêmula, com as mãos já frias [...]” alega a sua coragem de voltar para a continuação do ritual.  

b) Pois o pai, ao ver tamanha fidelidade e orgulho de seu filho não “ser covarde”, e ao descobrir o motivo que este havia voltado, ele fica feliz, e orgulhoso, gerando uma comoção, por isso as lágrimas.  

c) Analisando o canto IX, o guerreiro é salvo por seu pai no começo do ritual, salvando-o em seus braços do fim do ritual, podemos observar no trecho “- Basta! clama o chefe dos timbiras / - Basta, guerreiro ilustre ! assaz lutaste, E para o sacrifício é mister forças // O guerreiro parou, caiu nos braços/ Do velho pai, que o cinge contra o peito [...]” que o guerreiro continua vivo.

Respondido por torres320
55

a. A atitude é que o guerreiro tupi entrou em combate contra os seus inimigos e conseguiu vencê-los. Essa atitude do jovem revela a sua habilidade em lutar e seu potencial. Isso é percebido nestes versos: "Quantas vagas de povo enfurecido / Contra um rochedo vivo se quebravam".

b. As lágrimas não desonram, visto que foram não significam que o jovem guerreiro foi covarde. Na verdade, as lágrimas sugerem felicidade, que resultou da coragem do rapaz.

c. Provavelmente o guerreiro será sacrificado. Este trecho comprova isso:  "Basta, guerreiro ilustre! assaz lutaste, / E para o sacrifício é mister forças".

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/25385040

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes