História, perguntado por gabriellealyoix, 9 meses atrás

URGENTE!!!!

3) Leia o trecho abaixo e explique quais relações podem ser estabelecidas entre o calvinismo e o desenvolvimento do capitalismo moderno.

"Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa" (João Calvino).


Resposta:

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandodutra02134
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Resposta:

Explicação:

Quando abordamos a antropologia no contexto das

Ciências Sociais, é frequente o entendimento de que a

antropologia se dedica ao estudo dos povos chamados

“primitivos”, em contraposição à sociologia que estudaria o

homem chamado “civilizado”, urbano, contemporâneo. Ou

de que a antropologia estudaria as culturas, e a sociologia,

assim como a ciência política, estudaria as instituições.

Estas definições, embora sejam generalizações

simplificadoras das disciplinas, não estão de todo equivocadas.

Para compreendê-las de forma crítica, no entanto, é necessário

conhecermos as trajetórias destes campos disciplinares. Em

outras palavras, entendermos a quê a antropologia se dedica,

seus principais objetos de estudo, seus conceitos norteadores,

sua metodologia singular.

De fato, a antropologia inicia seus debates se perguntando

sobre o que é o homem, o enigma do homem. A própria

etimologia desta palavra de origem grega nos sugere tal

objeto de estudo: Anthropos (homem) e logos (estudo,

conhecimento, ciência).

A busca pelo conhecimento do homem pelo homem,

associada a um contexto colonial de contato com as

chamadas sociedades primitivas, situou estas populações

(indígenas, nativas ou autóctones) como ideais para se

estudar “o homem”. Era como se tais povos pudessem nos

dar uma ideia de como seria o homem em um estado de

natureza. Enquanto a Sociologia voltou suas preocupações

às consequências do processo de industrialização nas cidades,

a Antropologia voltava seu olhar e sua curiosidade para as

populações nativas de territórios ainda pouco conhecidos

do ponto de vista científico, como a Africa, a América e a

Oceania.

Mas se a antropologia se caracterizasse pelo estudo de

um certo tipo de sociedade – nesse caso, as sociedades ditas

primitivas – será que ela ainda teria razão de existência hoje

em dia, no mundo atual, em que vivemos um contexto

global de interpenetração de diferentes culturas, onde é cada

vez mais difícil falarmos de sociedades primitivas ou isoladas?

Após décadas de estudos científicos acerca dos povos

ditos primitivos, os antropólogos passaram a questionar se a antropologia pesquisava um objeto que estaria em vias

de extinção. O antropólogo Evans-Pritchard, sabiamente

afirmou, em meio a esta polêmica, que a antropologia

estudava problemas, e não povos.

Alguns anos mais tarde, o antropólogo Claude Lévi-

Strauss em um curto artigo denominado “A crise moderna

da antropologia” (1962), mostrou que em nenhuma hipótese

o processo de diminuição dos povos ditos primitivos pode

colocar em risco o futuro da disciplina, na medida em que

ela não se define por um objeto concreto, mas pelo olhar que

deita sobre a questão da diferença.

Para o autor,

“Enquanto as maneiras de ser ou de agir de certos

.

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