URGENTE
1 - Relação entre a constituição outorgada de 1824 e divergências políticas ao longo do primeiro reinado?
2 - Como o mito do herói libertador brasileiro de D. Pedro I cai por terra em 1831, quando de sua abdicação ao trono real?
Soluções para a tarefa
A Constituição outorgada em 1824 reforça a imagem de D. Pedro I como um líder autoritário e sem respeito às liberdades do povo. No ano anterior, em 1823, ele dissolveu a Assembleia Constituinte, e ao outorgar a Constituição insere nela o Poder Moderador.
O Poder Moderador tinha o mesmo nível dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Como ele só podia ser exercido pelo imperador, representante do poder executivo, na prática ele permitia que D. Pedro exercesse dois poderes ao mesmo tempo. Isso desagradou aos políticos da época inspirados pelos ideais de liberdade e participação política que vinham do Iluminismo europeu, gerando várias divergências políticas no período.
A abdicação em 1831 é o ápice de um processo de desconstrução da sua imagem de herói. Primeiro, por todas as suas práticas autoritárias, isto é, seu uso constante do Poder Moderador e seus ataques à liberdade da imprensa de criticar seu governo.
Segundo, por sua proximidade dos “portugueses” ao longo de seu reinado. Lembre-se que após a Independência (1822) a sociedade brasileira desenvolveu um forte sentimento anti-português. Pouco antes da abdicação os brasileiros temiam uma tentativa de “recolonização” por Portugal por causa da proximidade do imperador com grupos portugueses.